Bagé deverá vacinar mais de 78 mil contra a Gripe A

Bagé deverá vacinar mais de 78 mil contra a Gripe A

Serão priorizados os trabalhadores da área da saúde, gestantes, doentes crônicos e crianças de seis meses

Jossicar Saraiva / Correio do Povo

publicidade

O processo de vacinação contra a Gripe A H1N1 que começa no próximo dia 8 de março em todo o País e deve se estender por cerca de dois meses, deverá imunizar 78,7 mil pessoas nos municípios da 7ª Coordenadoria Regional de Saúde, na zona Sul do Estado. A informação é da médica responsável pelo setor de imunizações daquele órgão, Cledinara Salazar. Somente em Bagé deverão ser vacinadas 50,1 mil pessoas. Também receberão a cobertura vacinal as populações de Aceguá, Candiota, Hulha Negra, Dom Pedrito e Lavras do Sul.

Serão priorizados os trabalhadores da área da saúde, gestantes, doentes crônicos, crianças de seis meses a dois anos, jovens entre os 20 e 29 anos e idosos acima de 60 anos. Conforme a médica a pré-definição desses grupos aconteceu com base nas estatísticas de incidência, morbidade e mortalidade do ano passado. Ela informou, ainda, que o Governo do Estado tenta incluir pessoas com idade entre os 30 e 39 anos, o que até agora não foi aprovado pelo Ministério Saúde.

Os profissionais da 7ª Coordenadoria Regional de Saúde participaram de um encontro realizado em Porto Alegre para o processo de vacinação, e receberam o material com as instruções que está sendo repassado aos municípios da região. O medicamento deve chegar a Coordenadoria nos primeiros dias do mês que vem e será aplicado em todos os postos de saúde das cidades da região.

No período de maio de 2009 e janeiro de 2010, 8.190 casos de Gripe A foram notificados no Rio Grande do Sul, sendo que 3.540 foram confirmados laboratorialmente ou por analogia. Neste mesmo período, foram confirmados 272 óbitos. A Secretaria Estadual de Saúde espera que cinco milhões de pessoas (45% da população) sejam vacinadas no Estado.  Em Bagé, dos 19 casos da doença confirmados laboratorialmente, nenhum óbito em consequência da Gripe A –H1N1 foi registrado.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895