Bairros de São Francisco de Paula são praticamente devastados

Bairros de São Francisco de Paula são praticamente devastados

Cidade foi atingida por um tornado com ventos de até 150 Km /h na manhã desse domingoxx

Halder Ramos

Cidade foi atingida por um tornado com ventos de até 150 Km /h na manhã desse domingo

publicidade

O cenário em alguns bairros de São Francisco de Paula, atingido por um tornado na manhã desse domingo, é de devastação total. Com ventos de até 150 Km/h, o tornado deixou um rastro de destruição em diversos bairros. Quarteirões inteiros do Loteamento Santa Isabel, o mais afetado, foram praticamente destruídos. O pavilhão da Escola Municipal Castelo Branco tombou, uma igreja ruiu, o posto de saúde teve danos parciais e um salão comunitário ficou apenas com as paredes em pé. Dezenas de casas vieram abaixo e muitas outras foram destelhadas.

Além do Santa Isabel, outros bairros sofreram graves danos. O São Miguel, o Distrito Industrial e o Centro também contabilizam graves prejuízos. Empresas perderam pavilhões inteiros. Na rede de ensino, as aulas estão suspensas por, pelo menos, três dias. Os professores estão ajudando no mutirão para reconstruir a cidade. Equipes, moradores e voluntários fazem um mutirão em meio aos escombros para restabelecer a ordem.

O vice-prefeito de São Francisco de Paula, Thiago Teixeira, descreve o cenário como desolador. “Tu percorre os bairros e vê que casas e pavilhões desapareceram. Ficaram apenas parte dos escombros. Parece que construções inteiras foram abduzidas. É como se tivesse sido retirado por alguém. Não tem como descrever. É estranho e realmente muito triste”, lamenta.

Teixeira destaca que os serviços básicos, como energia elétrica e água, estão sendo reestabelecidos aos poucos. “Nossa principal dificuldade é com material de construção. O tornado atingiu famílias com menos condições financeiras. O Poder Público está ajudando, mas também precisamos de doações”, diz.

Os desabrigados foram levados para o Ginásio Municipal. Colchões, toalhas, travesseiros, água, farinha, açúcar, café, detergente, água sanitária pequena, pasta e escova de dentes, absorvente, esponja de louça e sabão em pó são alguns itens que ainda estão em falta. São Francisco também precisa de voluntários no ginásio para ajudar na cozinha e com a organização das roupas. Diversos municípios e entidades estão mobilizados em campanha de auxílio. Em Gramado, as doações podem ser entregues no Ginásio Perinão. Já em Canela, o CTG Querência está recolhendo donativos.

O saldo dos danos é de aproximadamente 1.500 desabrigados, 500 casas completamente destruídas, 70 feridos e uma vítima fatal. O município havia sido atingido por um tornado em 8 de julho de 2003, quando 50 pessoas ficaram feridas. Na ocasião, não houve registro de mortes.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895