Baleia é encontrada morta na Praia da Cal, em Torres

Baleia é encontrada morta na Praia da Cal, em Torres

Biólogo acredita que corpo do animal foi levado à orla em dia de mar com ressaca

Correio do Povo

Corpo de baleia foi encontrado na orla de Torres

publicidade

Uma baleia, da espécie Baleia-de-Bryde, foi encontrada morta no início da tarde deste sábado, na Praia da Cal, em Torres, no Litoral Norte Gaúcho. De acordo com o biólogo Paulo Ott, do Grupo de Estudos de Mamíferos Aquáticos do Rio Grande do Sul (Gemars), ela era uma fêmea adulta e media pouco mais de dez metros de comprimento.

Apesar das condições do mar desfavoráveis, o corpo do mamífero já foi retirado e enterrado pela prefeitura. Antes disso, amostras foram coletadas. “Talvez não seja possível determinar a causa da morte, mas cientificamente são amostras importantes”, explicou Paulo, que salientou que não havia sinais de colisões tampouco redes presas ao corpo do animal.

De acordo com ele, a espécie Baleia-de-Bryde é residente do Brasil – diferentemente das baleias Franca e Jubarte – e costuma ser mais avistada entre os meses de dezembro e fevereiro. Contudo, a espécie, apesar de não ser considerada rara, é de pouco conhecimento por parte da comunidade científica. “Seu comprimento máximo é de cerca de 15 metros. Pelo tamanho, então, acreditamos que fosse um indivíduo adulto.”

O biólogo acredita que a baleia morreu em alto mar e a força das ondas acabou levando o corpo à areia. Ela foi encontrada na praia depois do meio-dia deste sábado.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895