Baleia de espécie rara é encontrada morta em Cidreira

Baleia de espécie rara é encontrada morta em Cidreira

Segundo pesquisador, animal é um achado de grande importância científica

Por
Correio do Povo

Espécie rara de baleia foi encontrada morta em Cidreira


publicidade

Uma espécie rara de baleia foi encontrada morta no final da tarde dessa terça-feira em Cidreira, no Litoral Norte do Estado. O cetáceo, conhecido como baleia-bicuda-de-Cuvier (Ziphius cavirostris), foi identificado pelos pesquisadores do Grupo de Estudos de Mamíferos Aquáticos do Rio Grande do Sul (Gemars).

Segundo o professor Paulo Henrique Ott, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) e pesquisador do Gemars, o achado é de grande importância científica. As baleias de bico, da família Ziphiidae, estão entre as espécies de cetáceos menos conhecidas no mundo.

Devido aos hábitos oceânicos, são extremamente raros os casos de encalhe das espécies desta família. Segundo Ott, esse é o primeiro da baleia-bicuda-de-Cuvier ao longo de vinte anos de pesquisas no Litoral Norte do Estado. Nesta quarta-feira, pesquisadores do Gemars, com apoio da Uergs e Ufrgs, realizarão a necropsia do animal.

A partir da análise do exemplar e da coleta de material biológico, os pesquisadores esperam descobrir detalhes sobre os hábitos de vida do cetáceo, ainda pouco conhecido no litoral gaúcho.

Bookmark and Share