Baleia encalhada em Pinhal será sacrificada

Baleia encalhada em Pinhal será sacrificada

Biólogos e veterinários farão uma necropsia no animal neste sábado

Correio do Povo

Baleia encalhada será sacrificada, em Pinhal

publicidade

A baleia jubarte que encalhou em Balneário Pinhal será sacrificada no fim da tarde desta sexta-feira. A decisão foi tomada por biólogos e veterinários que atenderam o animal ao longo do dia. De acordo com a bióloga Cariane Campos Trigo, ela será sedada, mas o “processo será um pouco lento, para que a baleia não sofra”. O mamífero estava encalhado desde ontem no local, próximo à guarita 202.

Na manhã deste sábado, profissionais veterinários realizarão uma necropsia no corpo do animal. Com cerca de um ano de vida, a baleia encalhou no Litoral Norte gaúcho nessa quinta-feira bastante debilitada e magra, conforme veterinários.

A decisão de sacrificá-la ocorreu após reunião das entidades que participam dos cuidados à baleia – Ceclimar, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) – e da chegada do resultado de exames realizados com o sangue do mamífero.

Pela manhã, fotos da jubarte foram encaminhadas ao coordenador de pesquisas do Instituto Baleia Jubarte, Milton Marcondes, que participou no ano passado do desencalhe de um animal da mesma espécie no Rio Grande do Sul, em agosto do ano passado. Na ocasião, um rebocador, biólogos e mergulhadores da Brigada Militar conseguiram removê-lo para a rebentação, mas no dia seguinte, o animal retornou e encalhou novamente e morrer na orla.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895