Bancários fazem assembleias nesta segunda em Porto Alegre

Bancários fazem assembleias nesta segunda em Porto Alegre

Categoria vai avaliar greve iniciada na semana passada

Camila Kila / Rádio Guaíba

publicidade

Após a deflagração da greve nacional na última quinta-feira, bancários de Porto Alegre e região Metropolitana fazem assembleias nesta segunda-feira para avaliar o movimento. Às 11h, a categoria deve se concentrar na Praça da Alfândega, no Centro, entre a Caixa Econômica Federal e o Banrisul. Funcionários do Banco do Brasil marcaram reunião para as 15h30min na Casa dos Bancários. Já os empregados da Caixa se encontrarão no mesmo horário no Clube do Comércio. A assembleia dos trabalhadores do Banrisul ocorre às 18h, no mesmo local.

No primeiro dia da greve, o Sindbancários contabilizou 252 agências fechadas total ou parcialmente em Porto Alegre e na Região Metropolitana. O número equivale a 56% dos cerca de 450 estabelecimentos. No Estado, já são 478 bancos com algum tipo de paralisação. A categoria soma 12 mil profissionais na Grande Porto Alegre e cerca de 25 mil no Estado.

Durante a paralisação deve ser mantido o efetivo mínimo de 30%, conforme estabelece a legislação. Os bancários pedem aumento salarial de 11,93%, sendo 5% de ganho real, Participação nos Lucros e Resultados (PLR), fim das metas abusivas e das demissões, mais contratações e investimento em segurança.

Nos últimos nove anos a categoria realizou paralisações sempre no mesmo período do ano, quando ocorre o dissídio. Em 2012, o atendimento nas agências ficou suspenso por 15 dias, até que parte das reivindicações foi atendida.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895