Bancários fazem manifestação no Centro de Porto Alegre

Bancários fazem manifestação no Centro de Porto Alegre

Reivindicando reajuste, categoria estuda possibilidade de paralisação neste mês

Correio do Povo

Categoria estuda possibilidade de paralisação neste mês

publicidade

Bancários realizaram nesta quinta-feira uma passeata pelas ruas centrais de Porto Alegre, encerrando o ato na Avenida Borges de Medeiros, na Esquina Democrática. O movimento, que gerou transtornos no trânsito em hora de pico, alertou a população que, se a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) não avançar nas negociações do reajuste salarial, poderá ser deflagrada greve.

O diretor da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras (Fetrafi/RS) e membro do Comando Nacional dos Bancários, Juberlei Bacelo, lembra que nesta sexta, em São Paulo, haverá a sétima rodada de negociação com a entidade patronal. “Depois dela, o categoria irá se reunir e, se a proposta não agradar, poderemos marcar o início da greve”, avisa.

A paralisação poderá ocorrer ainda em setembro ou nos primeiros dias de outubro, conforme previsão de Bacelo. Apesar de ainda não haver acerto sobre o andamento do movimento, na segunda-feira iniciaram-se paralisações em algumas agências privadas, na Capital.

Nesta quinta, houve ato na Superintendência do Banrisul no turno da manhã. A categoria luta por um reajuste salarial de 12,5%, mais Programa de Participação nos Lucros e melhores condições de trabalho. “Estas são as nossas principais demandas”, diz Bacelo. Em 2013, a remuneração teve 8% de aumento. “Não abrimos mão de um ganho real neste ano como forma de recuperar perdas do passado”, acrescenta.

Além da reunião com a Fenaban em São Paulo, estão agendadas para os dias 24 e 25 a terceira rodada de negociação específica com o Banrisul e, no dia 26, a rodada com o Banco do Brasil.

Bookmark and Share

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895