Bancos de areia se formam na orla do Guaíba

Bancos de areia se formam na orla do Guaíba

Ação do vento nordeste, a falta de chuvas e a diminuição da vazão de entrada de água mudaram paisagem

Felipe Samuel

Nível médio abaixo da estação Cais Mauá indica condição de atenção de várias bacias e exige atenção

publicidade

A ação do vento nordeste, a falta de chuvas e a diminuição da vazão de entrada de água da bacia do Lago Guaíba alteram a paisagem de Porto Alegre. Por conta do nível baixo das águas na estação Cais Mauá, que atingiu 0,72m – o índice considerado normal é de 1,2m –, é possível observar a formação de bancos de areia em alguns pontos do Guaíba. O cenário de baixa disponibilidade hídrica em várias bacias do Estado é monitorado pela Sala de Situação da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura RS (Sema).

Conforme a Sema, desde o ano passado o Rio Grande do Sul enfrenta situação de estiagem. De acordo com o hidrólogo Lucas Giacomelli, que atua na Sala situação, o nível médio abaixo da estação Cais Mauá indica condição de atenção de várias bacias e exige atenção. "Pode ter melhora pontual, mas o quadro geral é de baixa disponibilidade hídrica em todo estado", frisa, acrescentando que na terça-feira o nível da estação Mauá atingiu 0,48m. 

Ele explica que o nível atual das águas na Capital é reflexo da diminuição da vazão de água de rios que desaguam no Guaíba aliado ao vento nordeste. "Este ano tem o fenômeno La Niña, com condição de maior ocorrência de vento nordeste, o que afeta as águas do Guaíba", explica. Mesmo com previsão de chuva abaixo da média para os próximos meses, Giacomelli descarta a possibilidade de problemas para captação de água. "O que pode ocorrer é que com menos vazão, tem menos água, o que acaba baixando qualidade da água", observa.

A meteorologista Estael Sias, da Metsul, afirma que em novembro o nível médio normal do Guaíba é de 0,72m. Em relação à temperatura, ela destaca que expectativa é de 'muita variação' térmica, uma vez nos primeiros seis dias do mês as manhãs foram mais frias do que o normal. Entre 6 e 12 de novembro, a temperatura mínima ficou ao redor da média. "Haverá muita variação térmica neste mês ainda por conta da influência do La Niña, que favorece frio tardio, além da pouca chuva", completa.

 

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895