Geral

Bares e restaurantes suspenderão serviço presencial nesta quinta em Porto Alegre

Entidade responsável pelo setor defende abertura com protocolos de segurança para impedir falências e demissões

Novas regras valem a partir desta quinta-feira
Novas regras valem a partir desta quinta-feira Foto : Guilherme Almeida

Os restaurantes, bares e lancherias, padarias e lojas de conveniência só poderão atender, a partir desta quinta-feira, nos sistemas de tele-entrega (delivery) e pegue e leve (take away). Não será permitido, segundo o novo decreto da prefeitura, a formação de filas e aglomeração de pessoas. É a segunda vez que os bares e restaurantes de Porto Alegre vão fechar em função da pandemia da Covid-19. A primeira vez que foram fechados os estabelecimentos comerciais foi no dia 20 de março. 

No Café e Bistrô Fraporti, na avenida Venâncio Aires, no bairro Cidade Baixa, o proprietário Sandro Fraporti afirmou que os bares e os restaurantes são fundamentais para fazer a roda da economia girar. "Infelizmente, sem isso, não temos como manter os empregos", ressaltou. No Ristorante Fontana, na avenida Venâncio Aires, o gerente Marco de Paoli afirmou que nessa segunda parada o restaurante vai operar pelo serviço de tele-entrega das refeições.

A presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Rio Grande do Sul (Abrasel/RS), Maria Fernanda Tartoni, disse que os empresários seguem extremamente preocupados e inseguros com o futuro do setor da alimentação. "Somos em maioria microempresários que juntaram dinheiro uma vida toda para realizar o sonho de ser empreendedor. Muitos largaram a estabilidade que tinham em seus empregos para montar o seu próprio negócio e agora estão vendo ruir o negócio de uma vida toda", ressaltou.

Segundo ela, este segundo fechamento não impacta somente o microempreendedor, mas também uma cadeia inteira que faz parte do negócio. "Vai prejudicar milhares de funcionários que tem este trabalho como fonte de renda e sustento da família, como também os fornecedores, porque agora vamos comprar bem menos para atender somente a tele-entrega e pegue e leve", ressaltou.

Conforme Maria Fernanda, o setor de bares e restaurantes é responsável por famílias. "São vidas e pessoas. Já está havendo um desemprego em massa e vai aumentar ainda mais, infelizmente", acrescentou. A presidente da Abrasel-RS acredita que uma abertura de forma controlada seguindo todos os protocolos de segurança de forma rigorosa, como já havia sendo feito pelos estabelecimentos comerciais, é a principal medida para impedir a falência geral e a extinção dos postos de trabalho.