Bares e Restaurantes vivem cenário de incertezas no RS, avalia entidade ligada ao setor

Bares e Restaurantes vivem cenário de incertezas no RS, avalia entidade ligada ao setor

Associação Brasileira de Bares e Restaurante do Estado apontou preocupação com empresas fechadas e demissões desenfreadas

Cláudio Isaías

Associação Brasileira de Bares e Restaurante do Estado apontou preocupação com empresas fechadas e demissões desenfreadas

publicidade

A pandemia da Covid-19 causou o fechamento de bares e restaurantes gaúchos, que acabou resultando em demissões no setor. Ainda não há um levantamento dos efeitos dessa crise no segmento. A avalição foi feita pela presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurante no Rio Grande do Sul (Abrasel no RS), Maria Fernanda Tartoni, ao ressaltar que os empresários não tem a segurança de que as coisas vão voltar perto do equilíbrio que era antes da pandemia. Segundo ela, alguns restaurantes não suportaram o fato de ficarem de portas fechadas por muito tempo. "As flexibilizações vieram para ajudar, mas ainda temos um cenário de muitas incertezas tanto do empresário quanto dos consumidores que não sabem o que pode e o que não pode ser feito", acrescentou.    

Um levantamento realizado na internet pela Abrasel no RS a partir das suas redes sociais, listou o fechamento de mais de 40 restaurantes e operações de alimentação no Estado. Na época do levantamento feito em agosto, sobre a volta ao trabalho, empresários e consumidores acreditavam que seria lenta, demorada, gradual e incerta. Entre as pessoas que participaram da pesquisa, 86% delas disseram conhecer algum negócio do setor que tivesse fechado as portas, e quase 70% afirmaram que conhecem três ou mais com as operações encerradas.

A maior parte das respostas veio de quem trabalha na área (74%), e mais de 22% das pessoas que responderam trabalhavam em locais que fecharam as portas definitivamente. Dos que estão ativos, pegue e leve (66%) e tele entrega (63%) são as principais opções para tentar manter as contas em dia. 

O Bar Pedrini, um dos mais tradicionais estabelecimentos de Porto Alegre, por conta da pandemia da Covid-19, decidiu encerrar as atividades da filial da avenida Wenceslau Escobar, na zona Sul de Porto Alegre. "Com o início da pandemia decidimos fechar. Tentamos voltar num período de 15 a 20 dias, mas não deu certo. Com a crise o movimento caiu assustadoramente e ficou inviável manter o negócio" comentou o gerente do Pedrini, Delvi Mocellin. Com três bares nas avenidas Venâncio Aires e Protásio Alves e na rua Sarmento Leite, o grupo decidiu inaugurar novas filiais no bairro Jardim Algarve, em Alvorada, e na avenida Baltazar de Oliveira Garcia, na zona Norte de Porto Alegre.    

O proprietário do Café e Bistrô Fraporti, no bairro Cidade Baixa, Sandro Fraporti, disse que decidiu fechar um restaurante na avenida Venâncio Aires que servia refeições em função da crise causada pela pandemia. No Ristorante Fontana, na avenida Venâncio Aires, o gerente Marco de Paoli informou que dos 29 funcionários, quatro foram demitidos em função da crise causada pela Covid-19. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895