Barragem transborda e arrasta pontes em Itaara

Barragem transborda e arrasta pontes em Itaara

Incidente ocorreu sobre rio Ibicuí; forte chuva prejudica várias cidades no Estado

publicidade

A barragem do rio Ibicuí transbordou na manhã desta terça-feira devido à forte chuva que atinge Itaara, na região Central do Estado. Quatro pontes foram levadas pela correnteza. Na localidade de Rincão dos Minelos, famílias estão isoladas devido ao grande volume de chuva. Em Três Barras, divisa com Santa Maria, também há pessoas ilhadas. A Defesa Civil do município está levando alimentos e agasalhos para os atingidos.

Em São Francisco de Assis, a chuva provocou o deslizamento do aterro de uma ponte sobre o rio Taquari, próximo à Vila Kraemer. Choveu 74 mm durante a madrugada. Em estradas vicinais do interior do município, há outros três pontos em que as águas abriram valetas no meio da via, o que dificultou o trânsito. Esta é a segunda vez que a cidade é atingida por chuva forte em menos de quatro dias. Na última sexta-feira, foram registrados 105 mm em 24h.

Já na BR-287, em Santiago, árvores caíram na pista e bloqueiam parcialmente a via na altura do km 460, entre Santa Maria e São Borja. Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizam o trabalho de remoção dos galhos. Houve chuva forte e vento durante a madrugada na região. Na manhã desta terça-feira, a chuva diminuiu.

Em São Borja, a chuva que começou a cair por volta de 3h30min chegou a 130mm em quatro horas. Por causa da precipitação, pelo menos 10 casas foram alagadas na Vila Marrocos, uma das partes mais baixas da cidade, nas proximidades de uma barragem. A previsão é de que o volume d'água chegue a 200mm hoje, de acordo com a MetSul Meteorologia.

Em Bagé, as rajadas de vento atingiram pico de 89 km/h durante a madrugada e foi registrada a queda de duas árvores. Em Alegrete, na Fronteira Oeste, o acumulado de chuva desde a madrugada é de 110 mm. Bombeiros atenderam diversos chamados de casas inundadas e bocas de lobo obstruídas.

Em São Luiz Gonzaga, nas Missões, a chuva é torrencial desde as 4h. Houve falta de energia elétrica durante algumas horas. Os ventos fortes chegaram a 100 km/h e a precipitação já está próxima dos 100mm.

Enxurrada abre cratera em Santa Maria

A chuva que caiu em Santa Maria, no Centro do Estado, na madrugada desta terça-feira, abriu um buraco de aproximadamente dois metros de profundidade na rua Senador Cassiano esquina com a Gomes Carneiro. Uma casa e um poste ficaram à beira da cratera, com risco de cair. A concessionária AES Sul desligou a energia no local.

CONFIRA MAIS INFORMAÇÕES NO BLOG TEMPO E CLIMA

Informações Renato Oliveira e Alair Almeida/ Correio do Povo e Rádio Guaíba

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895