BB e Caixa decidem pelo fim da greve na Região Metropolitana

BB e Caixa decidem pelo fim da greve na Região Metropolitana

Agências reabrirão na segunda, enquanto bancários do Banrisul seguem em greve

Camila Kila / Rádio Guaíba

publicidade

Bancários do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal decidiram, em assembleias na tarde desta sexta-feira, encerrar a greve nas agências de Porto Alegre e da região Metropolitana. A categoria volta ao trabalho na segunda-feira.

O BB, pela primeira vez, aceitou colocar no acordo coletivo uma data para implantar um quadro de funções comissionadas com jornada de seis horas, além de aderir à cláusula de combate ao assédio moral da Convenção Coletiva assinada com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).

Em relação à Caixa Econômica Federal, a direção ofereceu benefícios como contratação de mais 7 mil trabalhadores até 2013, melhoria nas condições de trabalho dos tesoureiros e ampliação da concessão de bolsas de estudos.

Já os bancários do Banrisul decidiram manter a paralisação por tempo indeterminado na quase totalidade das cidades gaúchas. A categoria ficou descontente com a posição da direção de prorrogar para abril de 2013 a conclusão dos trabalhos da comissão paritária sobre o plano de carreira.

Funcionários dos bancos privados da maior parte do País retornaram ao trabalho nessa quinta-feira após aceitar a proposta da Fenaban. A entidade ofereceu reajuste de 7,5%, com aumento real de 2,02%, além de 8,5% de aumento do piso salarial e dos auxílios-refeição e alimentação, garantindo ganho real de 2,95% e 10% no valor fixo da regra básica e no limite da parcela adicional da participação nos lucros e resultados.

Bookmark and Share  

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895