Bióloga Ana Paula chega ao Brasil

Bióloga Ana Paula chega ao Brasil

Gaúcha desembarcou em São Paulo com uma bandeira com a frase "salve o Ártico"

AE

publicidade

A bióloga gaúcha Ana Paula Maciel, integrante do Greenpeace e que ficou dois meses presa e 40 dias sob custódia do governo russo, voltou ao Brasil na manhã deste sábado. Ela desembarcou em São Paulo pouco depois das 7h e a previsão de chegada a Porto Alegre é por volta das 11h.

Ainda atordoada da viagem, que levou 12 horas, Ana Paula posou para os fotógrafos com um urso polar de pelúcia e uma bandeira com a frase "salve o Ártico" estampada. Ela falou com a imprensa que a aguardava no aeroporto de Guarulhos.

"Foram 12 horas de viagem no avião da minha liberdade. Eu passei tantas vezes 12 horas na solitária que 12 horas no avião foi barbada dessa vez", lembrou a bióloga ao desembarcar. Ela deixou a Rússia cem dias após a realização de um protesto contra a exploração de petróleo no Ártico que levou à prisão de 28 ativistas e dois jornalistas, em 19 de setembro.

A bordo do navio Artic Sunrise, eles haviam se aproximado de uma plataforma de petróleo empresa Gazprom e tentado colocar uma faixa no local. Na época, o Greenpeace alegou que o protesto foi pacífico e que o navio estava em águas internacionais. Ana Paula garantiu que, apesar do desgaste da prisão, o protesto valeu a pena. "Mais pessoas sabem os problemas que estão acontecendo no Ártico e a gente (do Greenpeace) vai continuar denunciando. Continuar mostrando", afirmou.


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895