Geral

Bilhetagem eletrônica em lotações entra em vigor na segunda

Cartão TRI poderá ser usado em veículos da linha Menino Deus

Cartão TRI poderá ser usado na linha Menino Deus
Cartão TRI poderá ser usado na linha Menino Deus Foto : Luiz Gonçalves / CP Memória
A bilhetagem eletrônica em lotações de Porto Alegre começa a ser implementada na segunda-feira. O cartão do TRI Passagem Antecipada poderá ser usado em 12 veículos da linha Menino Deus, que fazem o trajeto entre a rua Correa Lima e a avenida Borges de Medeiros.

De acordo com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), o sistema é igual ao do ônibus. No entanto, não serão aceitos os créditos de vale-transporte, TRI Escolar e isentos. O pagamento da passagem será na entrada do veículo e não mais na saída, como ocorria até então. Essa mudança vale tanto para pagamento com o TRI como em dinheiro.

Segundo a Associação dos Transportadores de Passageiros por Lotação de Porto Alegre (ATL), a previsão é de que até 31 de julho o processo já esteja concluído e todas as demais linhas estejam operando. O sistema de lotação opera, atualmente, com 403 veículos do tipo microônibus, todos equipados com ar condicionado, distribuídos em 29 linhas e 27 desmembramentosSão realizadas 4.350 viagens por dia, em média, com o transporte de aproximadamente 60 mil passageiros diariamente. A tarifa custa R$ 4,25.

Segundo o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, a bilhetagem eletrônica ampliará a segurança dos passageiros e acrescentará praticidade ao sistema de transporte seletivo. “As viagens ganharão tempo, pois tanto o motorista como o passageiro não precisarão lidar com dinheiro. A próxima etapa será a definição da integração das lotações com os ônibus, Trensurb e Catamarã, afirmou.

A ATL está treinando cerca de 800 motoristas. "O treinamento do pessoal será contínuo. Os veículos também estão sendo adequados ao sistema de bilhetagem TRI. Todos que possuírem o TRI deverão passar seus cartões pelo validador’’, explica o presidente da ATL, Magnus Isse. Além da praticidade de não precisar ter dinheiro e troco em mãos, o uso do TRI Passagem Antecipada trará mais segurança a usuários e motoristas, já que a circulação da moeda será menor. 

Como fazer o Cartão TRI Passe Antecipado:

Se você não possui um cartão TRI, basta fazer o cadastro para solicitação do cartão de Passagem Antecipada. É preciso apresentar CPF, carteira de identidade e um comprovante de residência em algum dos seguintes locais:

* Centro Integrado de Passagem Escolar e Isenção da EPTC, na rua Uruguai, 45 – Centro de Porto Alegre, de segunda a sexta, das 8h30min às 17h30min. 

* ATP, na avenida Protásio Alves, 3885 – Petrópolis, de segunda a sexta, das 8h30min às 17h30min.

* Posto Integrado Terminal Triângulo, na avenida Assis Brasil – Terminal Triângulo, de segunda a sexta, das 8h30min às 17h30min.

* Posto Móvel da ATP

TRI


A Passagem Antecipada destina-se ao usuário comum. É uma passagem de valor integral da tarifa. Mas se você possui um cartão Escolar, ou Vale-transporte, pode colocar créditos de Passagem Antecipada no seu TRI. Assim, não é necessário adquirir um novo cartão.

O cartão de Passagem Antecipada e o de Vale-transporte é o mesmo: há o nome e o CPF do usuário e não possui foto. Este cartão não é intransferível, sendo possível que outra pessoa, além do titular, o utilize. Porém, em cada viagem, apenas um usuário pode usufruir o benefício da Passagem Integrada.

Outras informações no Serviço de Atendimento ao Cliente do TRI, fone (51) 3027.9959, das 8h às 18h de segunda à sexta-feira, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Ou pelo FalaPoa fone 156.


Bookmark and Share