Blitz da Acessibilidade conscientiza motoristas da rua Padre Chagas

Blitz da Acessibilidade conscientiza motoristas da rua Padre Chagas

Iniciativa teve a participação de crianças da AACD/RS e do Cerapal que ocuparam a via

Correio do Povo

Legislação estabelece 2% das vagas de estacionamento públicas e privadas para pessoas com deficiência, 5% para idosos e 3% para gestantes

publicidade

As vagas de estacionamento de carro da rua Padre Chagas, no bairro Moinhos de Vento, foram ocupadas por cadeiras de rodas. A ação marcou nesta sexta-feira a terceira edição da “Blitz da Acessibilidade” que integra a 18ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, que será realizada até dia 28 deste mês na Capital. Nas vagas dos automóveis, servidores da Secretaria Municipal da Acessibilidade e Inclusão Social (Smacis) colocaram cadeiras de rodas com as mensagens: “Ah, nem percebi!”, “Era a única vaga vazia!”, “São só 5 minutinhos!”, “Eu gosto desta vaga, ela é espaçosa!” e “Já volto”.

A iniciativa teve a participação de crianças da AACD/RS e do Centro de Reabilitação de Porto Alegre (Cerapal) que ocuparam a via. O secretário da Smacis, Raul Cohen, disse que as frases colocadas na rua Padre Chagas são as mais utilizadas pelos motoristas no trânsito de Porto Alegre, em especial, quando ocupam a vaga destinada a pessoas deficientes, gestantes, idosos ou pessoas com mobilidade reduzida. “A campanha tem como objetivo conscientizar motoristas para que eles respeitem as vagas especiais de estacionamento”, explicou.

Segundo Cohen, embora a maioria dos estacionamentos coletivos já estejam devidamente demarcados, ainda persiste o desrespeito de alguns motoristas na ocupação irregular das vagas. A legislação estabelece 2% das vagas de estacionamento públicas e privadas para pessoas com deficiência, 5% para idosos e 3% para gestantes. Conforme Cohen, a campanha é importante porque causa uma reflexão nos motoristas no sentido de respeitar as vagas especiais de estacionamento.

Além disso, ação na rua Padre Chagas contou com a equipe de Educação para a Mobilidade da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) que distribuíram material com dicas para um trânsito mais seguro.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895