Bloco de Luta faz "PanfleAto" para questionar aumento das passagens de Porto Alegre

Bloco de Luta faz "PanfleAto" para questionar aumento das passagens de Porto Alegre

Grupo incluiu no material a informação que, desde 1989, a tarifa cresceu 234% acima da inflação

Jessica Hübler e Henrique Massaro

Grupo fez panfletagem para levar a sociedade a discussão sobre o aumento da passagem de ônibus de Porto Alegre

publicidade

O Bloco de Luta pelo Transporte Público voltou às ruas de Porto Alegre para protestar contra um possível aumento das passagens municipais. No final da tarde desta segunda-feira, o grupo realizou um “PanfletAto” em frente à Prefeitura, na Praça Montevidéu. O ato foi marcado pela distribuição de panfletos que questionam o aumento da tarifa. “Todos os anos é a mesma coisa, nós já sabemos como funciona. E em 2017 não será diferente: empresários e prefeitura estarão aliados para forçar mais um aumento nas passagens no bolso da população”, constava no material distribuído.

A estudante Victória Faustino, de 21 anos, explicou que o grupo espalhou panfletos para dialogar com a população sobre o assunto. “Precisamos colocar a pauta na boca do povo”, afirmou Victória.



O grupo também informou no material distribuído que, desde 1989, a tarifa de ônibus na Capital aumentou 234% acima da inflação. Enquanto isso, utilizar carros particulares foi se tornando uma opção mais viável para muitas pessoas. "O índice de preços caiu 21% em termos reais, ou seja, andar de carro ficou mais barato, pois o custo não aumentou junto com a inflação", comunicavam os manifestantes através dos panfletos.

O Bloco de Luta pelo Transporte Público também afirma entender que o transporte coletivo tem um custo social, por reduzir a poluição, engarrafamentos e o risco de acidentes. Desta forma, afirmam que o Poder Público deveria subsidiar o serviço e promover um incentivo ao seu uso.

Depois da concentração na praça, os manifestantes saíram em caminhada pelo Centro distribuindo mais panfletos. Para a terça-feira, o grupo marcou uma assembleia, que ocorre às 19h na sede do Movimento Utopia e Luta, localizado na Escadaria da Borges. No próximo dia 5, haverá uma Junção pelo Transporte 100% Público, às 16h, na Biblioteca Comunitária Visão Periférica, no Morro Santana.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895