Bloqueio no túnel será invertido nos próximos dias

Bloqueio no túnel será invertido nos próximos dias

Drenagem contribui para aumentar a vida útil da estrutura, construída há quase 40 anos

Danton Júnior / Correio do Povo

Obra deverá estar pronta até março de 2012

publicidade

A reforma do Túnel da Conceição, iniciada em outubro do ano passado, deverá entrar em uma nova etapa nos próximos dias. No momento, estão em fase de conclusão os serviços de drenagem das duas pistas onde a obra teve início. Quando essa etapa estiver concluída, a obra troca de lado e as outras duas pistas, hoje abertas ao trânsito, serão bloqueadas com tapumes. “Ainda não sabemos o dia, mas a ideia é fazer a mudança dentro do mês de junho ou início de julho”, disse o secretário-adjunto de Obras e Viação, Adriano Gularte.

• Leia mais notícias sobre as obras no Túnel da Conceição

Segundo ele, o novo serviço de drenagem contribui para aumentar a vida útil do túnel, construído há quase 40 anos. “Como a estrutura é mais baixa do que os prédios situados ao seu redor, a água acaba escoando para o lado dela”, observou. “Foram feitos furos nas paredes para captar a água que circula por fora do túnel”, ressaltou. As infiltrações foram um dos principais motivos que levaram à deterioração da estrutura ao longo dos últimos anos.

A laje inferior no sentido bairro-Centro já recebeu uma nova camada asfáltica, que servirá como pavimento da pista de rolagem – a ser liberada na próxima etapa da obra. Medida de reforço estrutural, a laje de concreto incorporado também servirá como pavimento da pista superior, no sentido Centro-bairro. Nesta última etapa, além do tratamento das armaduras e das fissuras nas paredes, foram construídos passeios nas laterais e realizada a pintura de paredes e teto.


Bloqueio no Túnel da Conceição será alternado nos próximos dias | Foto: Vinicius Roratto

Com previsão inicial de 18 meses, a obra deverá estar pronta até março de 2012. Mas, segundo Gularte, a inspeção nas câmaras localizadas entre as lajes mostrou que o nível de degradação era inferior ao esperado – o que pode encurtar o prazo.

Inaugurado em 1972, o túnel foi construído para ligar a elevada da Conceição à avenida Osvaldo Aranha. Após 38 anos, a estrutura apresenta problemas como presença de água nas paredes e lajes, pontos de armadura expostos e corroídos, trincas no forro, paredes e muros, rompimento de concreto e pavimento desgastado. A reforma do túnel irá custar R$ 2,65 milhões. O objetivo é garantir uma vida útil de, no mínimo, mais 30 anos para a estrutura.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895