Boate é autuada pela 2ª vez após infração aos protocolos da Covid-19 em Porto Alegre

Boate é autuada pela 2ª vez após infração aos protocolos da Covid-19 em Porto Alegre

Estabelecimento pode ser penalizado com a perda do alvará


Aristoteles Junior/Rádio Guaíba e Correio do Povo

publicidade

Uma casa noturna localizada na rua Castro Alves, em Porto Alegre, foi autuada pela segunda vez em menos de dois meses em razão de infrações ao decreto de prevenção à Covid-19. O estabelecimento recebia cerca de 150 pessoas na madrugada deste sábado e mantinha pista de dança aberta – algo que não está previsto nas regras determinadas pela prefeitura.

Segundo o comandante da Guarda Municipal, Marcelo Nascimento, os clientes estavam sem máscaras e consumiam bebidas alcoólicas em pé. “Como é um caso de reincidência, vamos encaminhar o processo à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. Este local está sujeito à perda do alvará, sem prejuízo às multas e demais sanções previstas pela administração”, afirma.

Em maio do ano passado, a boate foi flagrada enquanto promovia uma festa clandestina para mais de 400 pessoas. Na oportunidade, os agentes de fiscalização identificaram que os frequentadores utilizavam uma porta lateral para acessar o local, para não chamarem a atenção. Eles permaneciam aglomerados na pista de dança, consumiam bebidas alcoólicas e não utilizavam máscaras de proteção.

Desta vez, a infração cometida não foi a abertura – uma vez que o setor de eventos está com as atividades flexibilizadas na Capital – mas sim o desrespeito às medidas sanitárias, como o distanciamento. “Há limitação de ingresso, não pode haver consumo em pé, as pistas de dança precisam estar interditadas. Há uma série de regras para que tudo ocorra com a maior segurança possível”, explica Nascimento.

Aglomerações nas ruas

Uma aglomeração com cerca 200 pessoas na rua Fernando Machado, Centro Histórico, e outra com aproximadamente 100 pessoas no Largo dos Açorianos foram dispersadas pela Guarda Municipal durante a noite dessa sexta feira, 18, e madrugada deste sábado, 19, conforme relatório da Ronda Ostensiva Municipal (Romu).

Nas ruas Marquês do Herval e Luciana de Abreu, dois estabelecimentos foram notificados por não cumprir prazos determinados em fiscalizações anteriores para adaptações com o objetivo de garantir o distanciamento mínimo entre os frequentadores.

Na rua Padre Chagas, foi autuado um estabelecimento com pessoas aglomeradas em volta das mesas e no deck na calçada, sem respeitar o distanciamento social.

Durante a madrugada, a EPTC também realizou 15 abordagens a veículos, resultando em oito autuações e no recolhimento de um carro e uma motocicleta por estarem em situação irregular quanto à documentação.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895