Bombeiros alertam para perigos dos fogos juninos

Bombeiros alertam para perigos dos fogos juninos

Fogos de artifícios devem ser adquiridos apenas em lojas especializadas

Correio do Povo

Fogos de artifícios devem ser adquiridos apenas em lojas especializadas

publicidade

Nesta época do ano, é comum a realização das tradicionais festas juninas. Mas para que a diversão não termine em tragédia, o Corpo de Bombeiros amplia a divulgação de alguns cuidados que podem garantir a festa. O principal alerta é em relação à utilização dos fogos de artifícios e das fogueiras. Nas festas em que os fogos de artifícios sejam usados, é preciso que sejam comprados só em lojas autorizadas e com a identificação do fabricante.

A quantidade de fogos a ser adquirida deve ser igual a que será utilizada. É também importante que os fogos não sejam armazenados em casa, evitando assim que entre em contato com outros produtos ou que sofra com as alterações climáticas, podendo funcionar de maneira equivocada ao ser aceso. Quando o artefato for utilizado, é importante que seja em um local afastado, longe de multidões ou veículos. Além disso, depois que estourar, é adequado que a carcaça seja molhada. Em uma situação em que o rojão não funcione, o ideal é que a pessoa espere pelo menos um minuto na mesma posição (para o alto), para evitar que ele estoure em frente ao rosto.

As crianças devem ser mantidas sempre afastadas dos locais de estouro de fogos. Em caso de acidente, o ferimento deve ser lavado com água corrente e ser encaminhado para atendimento médico o mais rápido possível. Já as tradicionais fogueiras sempre chamam a atenção e são destaques nas festas. Porém, também são perigosas. Elas não devem ficar próximas à rede elétrica, nem muito altas, já que podem acabar desabando e atingindo as pessoas que estão perto. Em nenhuma ocasião tente pular a fogueira, independentemente do tamanho que ela foi montada. Quando houver a limpeza do local da fogueira, é necessário cuidar para que não tenham sido deixadas brasas por baixo das cinzas. Outra dica importante é de que não se soltem balões.


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895