Bombeiros se mobilizam após possível cápsula de Césio ser achada em Goiás

Bombeiros se mobilizam após possível cápsula de Césio ser achada em Goiás

Material radioativo estaria dentro de caixa em Anápolis. Estado já registrou acidente e mortes com o elemento em Goiânia

R7

Caixa de concreto onde haveria cápsula de Césio

publicidade

Os bombeiros investigam a possível presença de uma cápsula de Césio-137 em uma casa em Anápolis (GO). Após uma denúncia de que uma moradora estaria guardando o material radiológico, os bombeiros isolaram a rua e verificam se o elemento estaria contido dentro de uma caixa de concreto.

Segundo a corporação, em razão de estar dentro da caixa de ferro envolta em concreto, o material, caso seja Césio-137, não causa contaminação.

O Césio é um material normalmente usado em máquinas de raio-x em hospitais e o descarte precisa seguir regras rígidas. Mas isso nem sempre acontece.

A cidade de Goiânia, a 55 km de Anápolis, sofreu em 1987 o maior acidente radioativo em área urbana no mundo envolvendo o elemento químico. Pelo menos quatro pessoas morreram, e mais de 100 mil foram afetadas após pessoas encontrarem o elemento em uma caixa.

Uma equipe da capital goiana estava em deslocamento nesta sexta para avaliar a caixa encontrada em Anápolis e se a cápsula seria de Césio.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895