Bombeiros vistoriam terminal de passageiros do Aeroporto Salgado Filho

Bombeiros vistoriam terminal de passageiros do Aeroporto Salgado Filho

Avaliação do PPCI é a última etapa antes da liberação do alvará

Felipe Samuel

Bombeiros realizaram vistoria no Aeroporto Salgado Filho nesta quarta-feira

publicidade

Equipes do 1º Batalhão de Bombeiro Militar (1ºBBM) realizaram vistoria ordinária do terminal de passageiros do Porto Alegre Airport - Aeroporto Internacional Salgado Filho nesta quarta-feira. De acordo com o Corpo de Bombeiro Militar (CBM), a avaliação do Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI) é a última etapa antes da liberação do alvará.  

Durante todo dia, três equipes circularam pelos 70 mil m² do aeroporto para verificar, entre outras coisas, o funcionamento de alarmes de incêndio, hidrantes e saídas de emergência. Chefe do setor de vistoria do 1ºBBM, capitão Rafael de Oliveira Jaques Jardim explica que a vistoria, que envolveu avaliação do terminal novo, tem por objetivo conferir exclusivamente se os itens estão de acordo com o PPCI. "O objetivo é vistoriar se o local está sinalizado e as medidas exigidas e previstas pela legislação, e aprovadas no PPCI, foram executadas", destaca.

Conforme o oficial, após avaliação dos bombeiros acerca das medidas de segurança, o estabelecimento poderá receber o Alvará de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (APPCI), que é exigido para o funcionamento de todas as edificações, ou poderá receber uma notificação de correção de vistoria. "Essa decisão deve sair nos próximos dias. Se estiver tudo certo, conseguimos colocar as informações no sistema de licenciamento e emitir os documentos", observa.

Em nota, a Fraport Brasil – Porto Alegre informa que a vistoria dos bombeiros testou os sistemas de iluminação de emergência, de detecção e alarme de incêndio geral, com acionamento de avisadores sonoros e visuais de todos os pavimentos do terminal de passageiros, e de combate a incêndio - como extintores, hidrantes e sprinkler. A Fraport destaca que também foram conferidas as sinalizações e fluxo das rotas de fuga.


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895