Bombeiros voluntários serão vacinados contra a Covid-19 no Rio Grande do Sul

Bombeiros voluntários serão vacinados contra a Covid-19 no Rio Grande do Sul

Um total de 970 doses serão aplicadas nos próximos dias neles e também nos pesquisadores da pesquisa EpiCovid

Correio do Povo

Mais de 220 mil doses foram distribuídas para cidades do interior imunizar profissionais da saúde

publicidade

O governo do Estado do Rio Grande do Sul confirmou nesta sexta-feira que fará a vacinação contra a Covid-19 nos bombeiros voluntários do Estado. Além deles, vinculados ou não à Brigada Militar (BM), os profissionais de campo da pesquisa EpiCovid também poderão ser imunizados nos próximos dias.

Um total de 970 doses da reserva técnica que estava na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), em Porto Alegre, estão sendo distribuídas, nesta sexta-feira, juntamente com as doses recebidas nesta manhã.

- Clique e acesse a lista de doses

“Os bombeiros voluntários estão na categoria de profissionais no combate à pandemia, ou seja, no transporte de pacientes Covid, fiscalização dos protocolos de Distanciamento Controlado, organização de drive thrus de vacinação e outras ações na rua. Como essa categoria não tinha sido contemplada anteriormente, estamos mandando doses para eles agora. Eles se enquadram na resolução do Ministério da Saúde de trabalhadores da força de segurança e salvamento”, explicou a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Tani Ranieri.

“Quem determinou a quantidade de doses a ser enviada a cada município foram os próprios gestores municipais, em um levantamento com as associações de bombeiros voluntários”, completou.

Já os profissionais da pesquisa EpiCovid, que é o estudo da Universidade de Pelotas e universidades parceiras, que visitam as casas, realizam questionários e testes diagnósticos em moradores das cidades gaúchas também serão imunizados. A pesquisa visa determinar a prevalência de infecção por coronavírus no Rio Grande do Sul.

Serão 105 doses destinados aos bombeiros voluntários vinculados à BM, 630 bombeiros voluntários não vinculados a corporação, 215 doses aos profissionais de campo da EpiCovid e 20 doses para moradores de quilombos que ainda não foram imunizados.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895