Brasil é considerado líder na defesa do meio ambiente, diz ministra

Brasil é considerado líder na defesa do meio ambiente, diz ministra

Izabella Teixeira participou de evento do FST em Porto Alegre

Karina Reif / Correio do Povo

Ministra Izabella Teixeira (esq.) participa de evento na Capital

publicidade

O Brasil é visto como um dos líderes dos países que defendem o meio ambiente, segundo a ministra da pasta, Izabella Teixeira, que participou nesta quarta-feira do II Encontro Brasileiro de Secretários de Meio Ambiente, intitulado “Articulação Política pela Sustentabilidade”, no salão nobre do Ministério Público Estadual (MPE), em Porto Alegre.

O objetivo do evento, que faz parte do Fórum Social Temático 2012 (FST 2012), é discutir o assunto e reunir propostas a serem apresentadas no Rio + 20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (UNCSD).

Izabella destacou que o fórum é uma oportunidade única, porque poderá contribuir para a discussão do Rio + 20, evento marcado para junho deste ano. “Poderemos ampliar o debate com a sociedade civil. O Brasil está sendo pioneiro nisso”, destacou. Sobre o novo Código Florestal, ela avaliou que houve avanços no texto. “Estamos promovendo uma integração de agenda entre os agricultores, os ambientalistas e os empresários”, comentou.

O governador Tarso Genro salientou a participação da sociedade civil nos debates do FST e, especialmente, nos debates do tema desenvolvimento sustentável. “Porto Alegre se tornou um símbolo das discussões sociais. Isso é um orgulho para o Rio Grande do Sul”, avaliou.

O coordenador-geral do evento, deputado federal Giovani Cherini (PDT), contou que já foram discutidos os gargalos relacionados ao meio ambiente em outros encontros e que o FST está servindo para reunir todos os estudos e gestores do assunto.

“Vamos construir uma ideia e colocá-la em um documento”, salientou. De acordo com o deputado, a sustentabilidade é a solução dos problemas ambientais. “Se colocássemos 2% do Produto Interno Bruto (PIB) do planeta para ser usado na sustentabilidade, resolveríamos essa questão.”

Além de autoridades como o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, a secretária Estadual do Meio Ambiente, Jussara Cony, e o secretário municipal do Meio Ambiente, Luiz Fernando Záchia, também participaram do encontro diversas entidades relacionadas ao tema. Uma delas foi a SOS Mata Atlântica. O diretor de Políticas Públicas da fundação, Mario Mantovani, considerou que a discussão ganha mais projeção com o evento. “Nesses espaços, é possível fazer política para o meio ambiente”, afirmou.

A programação do II Encontro Brasileiro de Secretários de Meio Ambiente ocorre até sexta-feira. No último dia de discussões, será feita a leitura da Carta de Brasília e a conferência Magna de Encerramento, com o tema “O Papel da ONU no Consenso das Nações acerca do Desenvolvimento Sustentável”.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895