Geral

Briga entre moradores das ilhas é controlada pela Guarda Municipal no Tesourinha

Cerca de 230 desabrigados seguem no ginásio

Uma discussão que terminou em conflito físico entre moradores abrigados no Ginásio Tesourinha, em Porto Alegre, precisou da intervenção de agentes da Guarda Municipal por volta das 15h desta terça-feira. Conforme a assessoria de comunicação da prefeitura, xingamentos ou disputas por pertences já vinham ocorrendo pontualmente no local e, desta vez, a briga envolveu um grupo um pouco maior.

A incerteza sobre o retorno às casas inundadas pela cheia do Guaíba também vem potencializando o desconforto em relação à permanência no ginásio. Assistentes sociais, agentes da Defesa Civil, Guarda Municipal e outros órgãos municipais, além de centenas de voluntários, seguem trabalhando no auxílio aos moradores.

O Tesourinha acolhe cerca de 230 desabrigados há dez dias, quando a escola que era usada como refúgio na Ilha dos Marinheiros também foi invadida pelas águas. Doações de materiais de limpeza e construção são recolhidas para que as famílias comecem a retornar às casas alagadas. O bairro Arquipélago, onde não há sistema de drenagem para evitar alagamentos, foi o mais prejudicado pelos temporais das últimas semanas na Capital.