Brigada Militar comemora 183 anos de atuação no Rio Grande do Sul

Brigada Militar comemora 183 anos de atuação no Rio Grande do Sul

Durante a cerimônia, medalhas foram entregues às viúvas de policiais militares que perderam a vida no exercício de combate à criminalidade

Sidney de Jesus

Solenidade ocorreu no campo de futebol do Estádio General Cipriano, na Academia de Polícia Militar (APM)

publicidade

A Brigada Militar comemorou, nesta quarta-feira, 183 anos de serviços prestados à sociedade. A solenidade, que ocorreu no campo de futebol do Estádio General Cipriano, na Academia de Polícia Militar (APM), contou com a presença do governador Eduardo Leite, do vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, da chefe de polícia do Estado, Nadine Flor, secretários de Estado e autoridades civis e militares.  

Durante o evento foram entregues medalhas a policiais militares, civis e pessoas que no exercício de suas funções e atividades contribuíram para o desenvolvimento, aperfeiçoamento e aprimoramento das atividades da Brigada Militar. Um momento marcante e emocionante da cerimônia foi a entrega de medalhas feita pelo governador Eduardo Leite às viúvas de PMs que perderam a vida lutando contra a criminalidade, e também para um soldado que foi ferido no exercício da ordem pública.  

Foto: Alina Souza

“Devemos celebrar esses 183 anos de serviços relevantes da BM ao povo gaúcho. Nossa história se confunde com a do Rio Grande do Sul. Essa longevidade acontece em razão da glória do passado, da preservação dos valores institucionais, transparência e responsabilidade social, além de se adequar às necessidades da sociedade”, afirmou o Comandante Geral da Brigada Militar, Coronel Rodrigo Mohr Picon, lembrando que a Instituição também valoriza e respeita aqueles que perderam a vida para proteger às pessoas.

Ao parabenizar a Brigada Militar pelos 183 anos, o governador Eduardo Leite lembrou o momento atual da sociedade devido à pandemia do Coronavírus, e ressaltou o combate contínuo da BM à criminalidade. “É uma grande alegria estar aqui celebrando mais um aniversário da Brigada Militar, que é um orgulho para nosso Estado. Mesmo neste momento de pandemia, onde o inimigo invisível está por aí e se impõe a responsabilidade do cumprimento de regras, a BM tem esse comprometimento e exerce bem a sua função de manter a boa convivência e a segurança da sociedade”, destacou o governador. Ele destacou ainda os militares que colocam a vida em risco para garantir a segurança. “Ao longo dos anos muitos PMs perderam a vida em ação contra criminosos. Eles  merecem ser reverenciados e homenageados”, afirmou

Histórico

Há 183 anos a Brigada Militar presta de serviços à população. Criada em 1837 com a denominação inicial de Corpo Policial da Província de São Pedro do Rio Grande do Sul, passou a chamar-se Força Policial em 1873. A partir da Proclamação da República, em 1889, intitulou-se Guarda Cívica. Alguns anos mais tarde, em 1892, recebeu as seguintes denominações: Corpo Policial, Brigada Policial, novamente Guarda Cívica e, finalmente, Brigada Militar. Tem como patrono o coronel Affonso Emílio Massot, oficial de grande destaque ao longo de sua trajetória.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895