Geral

Bueiros entupidos prejudicaram vazão da chuva, diz DEP

Precipitação em Porto Alegre atingiu 95% da média do mês

Parte dos detritos ficou depositada no Arroio Dilúvio, que teve seu nível aumentado consideravelmente
Parte dos detritos ficou depositada no Arroio Dilúvio, que teve seu nível aumentado consideravelmente Foto : Arthur Puls
A grande quantidade de lixo arrastada pelas águas entupiu bueiros e prejudicou ainda mais a vazão da chuva em Porto Alegre na noite de segunda-feira. Parte dos detritos ficou depositada no Arroio Dilúvio, que teve seu nível aumentado consideravelmente, porém, sem risco de transbordar. “Com aquela densidade de água, o lixo na rua se deslocava para as bocas de lobo, foi um caos. O pessoal da dragagem trabalhou desde a foz do arroio até a parte superior dele”, informou o diretor-geral do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP), Tarso Boelter.

Segundo ele, toda a cidade registrou alagamentos devido à quantidade de precipitação. “Em quatro horas, choveu mais do que a metade da média do mês. Não há cidade no mundo que consiga drenar tudo isso”, explicou. Durante toda a madrugada, o DEP e a Defesa Civil monitoraram a rua Graciliano Ramos, no Jardim do Salso, onde havia risco de desabamento de um prédio, em razão da inundação de uma obra. “Houve uma avaliação técnica e descartamos os riscos”, disse Boelter.

Além dos alagamentos, árvores desabaram nas ruas André da Rocha, Luiz Manoel Gonzaga e Félix da Cunha com Farrapos. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) atendeu 15 ocorrências em função do temporal. Ao todo, 11 árvores e quatro galhos caíram em vias públicas.

O trânsito também foi prejudicado. A avenida Ipiranga apresentou falha em uma sinaleira na esquina com a rua Santana. A Joaquim Porto Villanova ficou parcialmente interrompida por conta de cascalhos e outros dejetos. Na manhã desta terça-feira, a rua Voluntários da Pátria, embaixo da Ponte do Guaíba, ainda registrava acúmulo de água. Uma caminhonete F250 não conseguiu vencer a poça e parou no caminho. “O motor começou a falhar”, contou o irmão do condutor, Ramon de Assis, 19 anos. O motorista permaneceu dentro do veículo até a chegada do guincho.

Um dos pontos mais críticos era a avenida Padre Cacique, que ficou totalmente alagada. No início da manhã, somente veículos pesados passavam pela via, no sentido Centro-bairro. Na direção oposta, o fluxo estava completamente congestionado.

Segundo o Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre (Ceic), de onde os servidores de diversos órgãos da prefeitura monitoraram o temporal, a chuva quase alcançou a média mensal da cidade, de 101 mm.

Confira as medições da chuva em vários bairros de Porto Alegre:

São Geraldo: 95,4 mm
Humaitá: 92,7 mm
Glória: 73,2 mm
Centro, 72 mm
Menino Deus e Moinhos de Vento: 69,6 mm
Belém Novo: 68,7 mm
Jardim Botânico: 64,6 mm

Bookmark and Share