Diversos planos por parte da prefeitura prometem desenvolvimento para o 4º Distrito, região da zona Norte de Porto Alegre onde estão os bairros Floresta, São Geraldo, Navegantes e outros. Mas para quem viu a região na quinta-feira, dia da chuvarada, chama atenção a falta de estruturas na rua para o escoamento das águas. As poucas bocas de lobo da área mais antiga do distrito, geralmente, encontram-se sujas, com lixo, folhas e galhos, situação que também é percebida em diferentes bairros da cidade.
Na quinta-feira pela manhã, Gilberto Moraes Júnior, dono de uma empresa da rua Conselheiro Travassos, no bairro São Geraldo, ajudou a abrir bueiros para escoamento da água. “O escoamento funciona, mas as bocas de lobo não podem estar bloqueadas”, diz. Por conta do aguaceiro que invadiu a via, dois funcionários do laboratório não puderam chegar ao local e uma inspeção do Ministério da Agricultura teve que ser adiada. “Sem esta inspeção, a empresa não consegue dar andamento à produção. Ainda bem que os fiscais conseguiram vir nesta sexta-feira”, argumentou. Além do desleixo com os bueiros, o empresário aponta para a calçada que foi danificada pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), pouco tempo depois de Moraes Júnior ter feito a reforma completa do passeio.
Os mesmos transtornos são encontrados na avenida Presidente Franklin Roosevelt, em dias de chuva. O empresário João Rabello diz que não conseguiu acessar seu escritório na manhã de quinta. “Sou nascido e criado no 4º Distrito. Gosto muito do bairro, mas existem muitos problemas a serem resolvidos aqui”, ressalta Rabello. A reportagem do Correio do Povo tentou localizar ontem à tarde os secretários de Urbanismo, Valter Nagelstein, e de Obras e Viação, Mauro Zacher, para saber quais ações são planejadas para melhorar a estrutura das vias da cidade, mas eles não foram localizados.
Bueiros sujos e alagamentos são comuns no 4º Distrito de Porto Alegre
Região chama atenção pela falta de estruturas nas ruas para escoamento da água