Busca pela 2ª dose da Astrazeneca tem movimento fraco em postos de saúde e farmácias de Porto Alegre

Busca pela 2ª dose da Astrazeneca tem movimento fraco em postos de saúde e farmácias de Porto Alegre

Aplicação com encurtamento de intervalo para dez semanas após primeira dose já vale para todo o Estado

Cláudio Isaías

Aplicação com encurtamento do intervalo para dez semanas após primeira dose já vale para todo o Estado

publicidade

Os atendimentos para aplicação da segunda dose da vacina da Astrazeneca seguem nos postos de saúde e farmácias de Porto Alegre. Quem recebeu a primeira dose da Astrazeneca há dez semanas pode realizar a imunização em 32 unidades de saúde e em 21 farmácias parceiras do município para completar o esquema vacinal.

Na manhã desta quinta-feira, o movimento foi tranquilo no ginásio do Júlio de Castilhos, no Centro de Saúde Santa Marta e nas farmácias. Não havia filas para realizar a segunda dose do imunizante da Astrazeneca. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) começou na terça-feira a aplicação da segunda dose do imunizante da Astrazeneca para as pessoas que receberam a primeira dose há dez semanas. 

O atendimento nos 32 postos de saúde para a realização da segunda dose do imunizante acontece das 8h às 17h. Já nas 21 farmácias parceiras da prefeitura, a aplicação da vacina pode ser realizada das 9h às 17h. Na farmácia do shopping Iguatemi, na rua João Wallig, na zona Norte da Capital, o atendimento acontece a partir das 10h.

Para fazer a vacina, é preciso apresentar um documento de identidade e a carteira de vacinação. A decisão de antecipar a aplicação da segunda dose de 12 para dez semanas foi discutida entre o governo do Estado e os municípios em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB). 

O governo do Estado anunciou a distribuição de 308.575 mil doses da vacina da Astrazeneca aos municípios gaúchos para viabilizar a imunização. A mudança tem o objetivo de garantir uma melhor resposta imune à variante Delta, uma vez que apenas uma dose apresenta efetividade reduzida contra esta variante.

Com relação à aplicação da segunda dose da Pfizer até o início de agosto, não há ninguém apto a receber a vacina com o novo intervalo. Na próxima remessa que chegar ao Estado, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, deverão ficar reservadas 108.930 doses deste fabricante para aplicação na população.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895