Entre os locais propostos no texto, estão o Largo Glênio Peres, as praças XV de Novembro, Marechal Deodoro e Júlio Mesquita e os parques da Redenção, Marinha e Harmonia. O vereador explicou que a medida já era prevista no Plano Diretor, faltando só a definição dos locais prioritários para receber os estacionamentos. Conforme ele, com a aprovação da Câmara e a demonstração de interteresse por parte da Prefeitura, os próximos passos, agora, serão a escolha dos locais e a abertura da licitação.
“É quase impossível para os frequentadores do Mercado Público, por exemplo, deslocarem-se até o Centro para fazer suas compras de carro, pois são poucas as vagas existentes para estacionamento de seus veículos”, justificou Cecchim.
O coordenador do Gabinete de Assuntos Especiais da Prefeitura, Edemar Tutikian, ressaltou a criação de um termo de referência e a construção de uma regulamentação para o serviço como os temas principais das reuniões já organizadas para debater a questão. Segundo ele, um edital deve ser apresentado ao Executivo até o fim de janeiro. Em um primeiro momento, seis empresas demonstraram interesse em participar do processo licitatório. O coordenador revelou que há mais duas empresas interessadas em participar da concorrência.
Conforme o site da Câmara, Porto Alegre tem hoje cerca de 4,4 milhões de carros. A estimativa é que ocorra 94 emplacamentos por dia na Capital.