Geral

Câmara de São Leopoldo diz que vereadores foram impedidos de trabalhar

Local foi ocupado por manifestantes

Câmara foi ocupada na noite de quinta
Câmara foi ocupada na noite de quinta Foto : Stephany Sander / Especial CP
A Câmara de Vereadores de São Leopoldo, no Vale dos Sinos, ocupada desde a noite de quinta, emitiu na tarde desta sexta uma nota sobre as reivindicações dos manifestantes, apesar de salientar que nenhum documento oficial foi entregue pelo grupo. Os parlamentares vão se reunir e devem tomar uma decisão sobre a ocupação do plenário da Casa ainda hoje.

No documento, o presidente da Câmara, Luiz Andrade, afirmou que os parlamentares foram impedidos de trabalhar. "O Legislativo garantiu a democracia – permitindo a participação dos manifestantes –, no entanto os parlamentares foram impedidos de fazer o uso da palavra e votar os projetos da ordem do dia, obrigando a suspensão da sessão."

Conforme o Legislativo do município, os ativistas exigem melhorias em três setores: transporte, saúde e redução de cargos comissados. “A Câmara já realizou audiência pública, onde foram discutidas questões para a mobilidade urbana. Além disso, já foi protocolada na Casa a proposta de criação da Frente Parlamentar pelo barateamento da tarifa do transporte público”, defendeu na nota.

Os vereadores também garantiram estudos para áreas da saúde e reforma administrativa dos poderes no município. “A comissão de saúde já protocolou o pedido de audiência pública para discutir o novo sistema de regulação com data a ser definida”, diz a nota, acrescentando: “O projeto de reestruturação do Executivo, que possui mais de 500 páginas, chegou à Câmara no dia 03 de julho e segue o processo de análise das comissões competentes”.

Os vereadores devem se reunir no final da tarde de hoje para definir as medidas que serão tomadas diante do exposto de hoje para a mídia. Assim que novas ações forem definidas, a imprensa será informada imediatamente.

Pela manhã, terminou sem acordo a reunião entre parlamentares e representantes da prefeitura de São Leopoldo. A tentativa era resolver o impasse, já que um grupo de manifestantes ocupa o Parlamento há quase 24 horas. A Câmara de Vereadores está sem internet e sem telefone por decisão da presidência da Casa.

Bookmark and Share