Câmara Municipal de Alvorada homenageia os 45 anos da Igreja Universal

Câmara Municipal de Alvorada homenageia os 45 anos da Igreja Universal

Representantes da Igreja destacaram o acolhimento da instituição

Correio do Povo

Homenagem na Câmara de Alvorada

publicidade

Era 9 de julho, um sábado como o deste final de semana, mas em 1977 que o então pastor (e, hoje, bispo) Edir Macedo criou o primeiro templo da Igreja Universal em um galpão de uma antiga funerária no bairro da Abolição, no Rio de Janeiro. Quarenta e cinco anos depois, a Câmara Municipal de Alvorada, na região metropolitana do RS, homenageou a data em uma solenidade no Plenário Mário Ferreira, uma proposição do vereador Rodrigo Mendes (Republicanos).

O espaço ficou lotado para a solenidade, que contou com a presença do líder da Universal no Rio Grande do Sul, bispo Guaracy Santos. Ele lembra que o início de tudo, de fato, foi no Coreto do Jardim do Méier. “O galpão já foi evolução”, sorri. “Mas a primeira igreja oficial foi no galpão. O verdadeiro dia de comemoração é hoje, quando se abriu a porta da instituição que veio para ajudar o mundo. É o nosso slogan: Universal, a igreja que não julga, ajuda”, salienta. Segundo ele, cerca de 60 milhões dos brasileiros são evangélicos, que representam 35% da população. “Somos o maior braço social do país. Como disse, esta semana, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, homenagear a Universal é homenagear a vida”, frisou.

Guaracy lembrou que muitas pessoas que procuram e são acolhidas pela instituição sofrem de depressão e ansiedade. “Por mais que o poder público seja bem intencionado, não há como curar situações que às vezes não têm raiz patológica. Os médicos brasileiros são heróis, mas o melhor bisturi não é capaz de operar a alma. É neste momento que, entre outras, está a Universal”, ressaltou. O bispo defendeu que não há causa perdida, citando a sua própria história como exemplo. “Eu era um atleta promissor que nem conseguia sentir o cheiro de bebida. Pois, uma tragédia social me levou às drogas. Até que esta igreja me salvou, há 35 anos”, recordou. O líder da instituição no Estado ressaltou que, mesmo após “perseguição e apedrejamento da imprensa marrom à base de fake news”, o alcance de fiéis pelo mundo só aumentou. “Quando fomos massacrados, estávamos em 33 países. Para vocês saberem, fechamos o primeiro semestre deste ano com trabalho fixo legalizado em 142 países”, disse ao público presente no plenário.

Autor da lei que instituiu 9 de julho como o Dia da Igreja Universal no município de Alvorada, vigente desde 2021, o vereador Rodrigo Mendes (Republicanos) se emocionou diversas vezes durante a solenidade. “É muito gratificante. Cheguei sozinho aqui e hoje a família Universal da cidade está praticamente inteira aqui para esta homenagem”, discursou. Desde 1998 na igreja, ele revelou que havia perdido a vontade de viver até então. “Cheguei a tentar tirar a minha vida algumas vezes. E a Igreja me devolveu a razão de seguir vivendo”, contou. 

O comandante do 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM) em Alvorada, major Márcio Leandro da Silva, agradeceu pelo papel desenvolvido pela Universal com o seu efetivo na cidade. “Quando chegamos aqui, no ano passado, encontramos um efetivo muito machucado com as demandas que aconteciam aqui. A primeira instituição que se colocou para ajudar minhas brigadianas e brigadianos foi a Universal. O espírito da minha tropa foi tratado pelos seus pastores”, salientou. O major acredita que boa parte da guinada nos índices recentes de criminalidade na cidade tem a ver com a atuação da igreja. “Passamos de sexto município mais violento do Brasil para a maior redução de vítimas de homicídio em 2021. Tem a ver com a propagação infindável da palavra de Deus”, afirmou o comandante do 24º BPM. 

O dado foi corroborado pelo presidente da Câmara Municipal de Alvorada, Cristiano Schumacher. “Em 10 anos, subiram de 22% para 33% as pessoas que se autodeclaram evangélicas aqui. Não é por acaso que caíram os níveis de criminalidade. A Universal tem contribuído com a cultura da paz e do entendimento”, declarou. A secretária de Assistência Social e Cidadania (SMTASC) da cidade, Jocélia Wunder, concordou e destacou a parceria da pasta com o vereador Rodrigo Mendes. “Estou feliz de ver a casa cheia para uma homenagem como essa. A igreja tem um papel importante para o nosso trabalho”, acrescentou.

O diretor-presidente do Correio do Povo, Sidney Costa, esteve presente no evento ao lado do diretor-geral da Rádio Guaíba, Jefferson Torres. “Como representantes do Grupo Record RS, parabenizamos a igreja e agradecemos a visão do bispo Edir Macedo em utilizar os meios de comunicação para alcançar aquelas pessoas que estão longe por meio de jornal, TV, rádio e internet, no intuito de propagar o evangelho ao maior número de pessoas”, ressaltou Costa. Os pastores da Universal em Alvorada foram laureados com certificados de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido, um pouco antes de um vídeo ser exibido contando a história da instituição. 

Perto do fim da solenidade, um momento emocionou os presentes. Depois de parte da cerimônia ter transcorrido sem energia elétrica devido a um problema no gerador que abastece a região, a luz retornou no exato momento em que o Coral da Universal de Alvorada se apresentava, intensificando os aplausos, risos e lágrimas de alegria nos presentes.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895