Cães adestrados visitam crianças com câncer no Hospital da Criança Conceição
capa

Cães adestrados visitam crianças com câncer no Hospital da Criança Conceição

Atividade interativa com pacientes acontece há três e meio no setor de oncologia

Por
Correio do Povo

Cães Buzz, de 11 anos, e Billy, de um ano e meio, fizeram a alegria das crianças

publicidade

Os cães Buzz, de 11 anos, e Billy, de um ano e meio, fizeram a alegria das crianças internadas no Hospital da Criança Conceição, nesta quarta-feira. Durante uma hora, a dupla que foi levada pelo adestrador Jone Cardoso, conviveu com os pequenos pacientes na área de recreação e da internação da Oncologia do hospital. As crianças receberam o cachorro Buzz, que visita o local há três anos e meio, e Billy, que também é chamado de “estagiário”.

Os cachorros fizeram a alegria dos meninos e meninas (Vitor, Liam, Iury, Gabrielle, Vitória, Amanda e Vinicius) com brincadeiras, como pedir para sentar, rolar e darem as patas. Eles também realizaram contas de matemática, onde Buzz e Billy respondiam com latidos. As crianças adoraram a brincadeira com potes realizada pelos cães. A técnica em educação artística Regina Lydia Rodrigues Jaeger, da Unidade de Onco-Hematologia, disse que a iniciativa melhora a autoestima das crianças, que, além de darem carinhos, interagem com Buzz e Billy. “A presença dos cães enche de alegria às crianças e os familiares. É um momento muito bacana para todos nós", destacou.

Os meninos Vitor e Iury, de 6 e 4 anos, adoraram as brincadeiras com Buzz e Billy. Segundo Regina Lydia, a visita dos cães quebra a rotina dos pacientes, trazendo um melhor ânimo para as crianças, que convivem diariamente no hospital. “É uma alegria para as crianças fazer essa interação com os cachorros, principalmente com o Buzz, que nos visita há mais de três anos" acrescentou.

O Hospital Criança Conceição promove uma série de ações alusivas ao mês da criança. Até o dia 11 de outubro, serão realizadas atividades lúdicas, visitas aos leitos e distribuição de presentes aos pacientes. Com 204 leitos, a instituição de saúde é o único hospital geral pediátrico do Rio Grande do Sul com atendimento 100% Sistema Único de Saúde (SUS). Além de internação comum, UTI neonatal e pediátrica, referências em nível estadual, a instituição de saúde conta com serviço de Onco-hematologia, modelo no atendimento a crianças com câncer e com doenças do sangue, como leucemia e anemia falciforme. O hospital é responsável pela maioria das internações hospitalares do Estado na faixa de 0 a 13 anos.

Criado em 1991, o Instituto do Câncer Infantil (ICI) é uma organização sem fins lucrativos que atua para aumentar as chances de cura do câncer infantojuvenil. Referência na assistência de crianças e adolescentes com câncer, proporciona todo o auxílio necessário para a continuidade do tratamento. Por meio do ICI, os pacientes contam com apoio pedagógico, psicológico, nutricional, odontológico e exames especiais. Suas famílias também recebem apoio assistencial com auxílios de vestuário, calçados e alimentos. O ICI também desenvolve projetos de Pesquisas Científicas dedicados ao avanço de novos tratamentos para o câncer infantojuvenil.