Geral

Caçambeiros voltam a protestar em Porto Alegre

Grupo tentou acesso o anfiteatro Pôr do Sol, na zona central da Capital

Cerca de 30 caminhões ficaram estacionados em frente ao Parque da Harmonia
Cerca de 30 caminhões ficaram estacionados em frente ao Parque da Harmonia Foto : Paulo Nunes
Pelo terceiro dia consecutivo, os transportadores de tele-entulho voltaram a protestar em Porto Alegre. Na manhã desta quinta-feira, um grupo se concentrou na Rótula da Cuias e tentou acessar o anfiteatro Pôr do Sol. No entanto, como o local estava fechado com cadeado, os cerca de 30 caminhões ficaram estacionados em frente ao Parque da Harmonia.

A presidente da Associação dos Transportadores de Caçamba Estacionárias de Porto Alegre (ATCE), Guacira Ramos da Silva, sustenta faltam locais na Capital para o depósito dos entulhos. Atualmente, a caliça limpa é depositada na avenida das Indústrias e o restante dos resíduos misturados com papelão, plástico e garrafas PET é colocado no depósito da Lomba do Pinheiro, na zona Leste de Porto Alegre.

Segundo ela, até o dia 1º de maio, o descarte dos entulhos da Capital também era realizado em uma área localizada em Canoas, na região Metropolitana de Porto Alegre. Das 600 toneladas de entulhos colocadas diariamente no terreno, 60% eram de entulho de Porto Alegre. “Porém, a prefeitura de Canoas decidiu que não iria receber mais o material da Capital. Agora, estamos aguardando a liberação de uma área na zona Norte”, explicou.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) informou que ainda não existe prazo para que o terreno na rua João Paris, 620, seja liberado. Um novo protesto dos caçambeiros está previsto para o dia de hoje. As empresas associadas a ATCE reivindicam que a prefeitura destine novos locais para o descarte de detritos em Porto Alegre.

Bookmark and Share