Caminhada do FSM reúne milhares de pessoas

Caminhada do FSM reúne milhares de pessoas

Ativistas percorreram cerca de cinco quilômetros pelas ruas da Capital

Renata Colombo / Rádio Guaíba

Atual edição do Fórum Social Mundial comemora 10 anos do evento

publicidade

Cerca de 20 mil ativistas, segundo a Prefeitura de Porto Alegre, participaram, nessa tarde, da caminhada do Fórum Social Mundial-10 Anos (FSM), que percorreu quase cinco quilômetros, do Largo Glênio Peres até a Usina do Gasômetro. A marcha, simbolizando a abertura pública do evento, teve a presença de militantes políticos, sindicais e de organizações sociais. Marcado este ano pela descentralização, FSM10 ocorre durante toda a semana nos municípios de Porto Alegre, Canoas, Esteio, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Sapiranga, Gravataí, contando ainda com atividades na Bahia e em países como a Espanha.

Durante o percurso, houve manifestações de ambientalistas pela paz e em defesa do meio ambiente. A largada, que foi dada às 17h30min, também teve o acompanhamento da II Marcha Estadual pela Vida e Liberdade Religiosa.
Os participantes começaram a chegar na Usina do Gasômetro por volta das 19h30min, onde estavam sendo aguardados com uma programação artística de shows e atividades culturais.

O vice-prefeito de Porto Alegre, José Fortunati (PDT), percorreu todo o trajeto a pé junto aos ativistas. O mesmo exemplo seguiu o prefeito de Canoas, Jairo Jorge (PT), e o deputado estadual Ivar Pavan (PT).

No início da tarde, foi assinado um protocolo de intenções para a criação de um Memorial do FSM, em Porto Alegre. Para o organizador e presidente da CUT/RS, Celso Woyciechowski, em 12 meses deve estar definido o local para a implantação do memorial, que deve ser “sede permanente do FSM em Porto Alegre”. O prefeito José Fogaça afirmou que a prefeitura ainda não tratou de investimentos, mas adiantou que o município pode estudar a possibilidade de oferecer o espaço ou terreno para o memorial.

A programação do FSM10 prossegue, nesta noite, na Prainha do Gasômetro, com os shows de Renato Borghetti, Papas da Língua e Marcelo D2, entre outras atrações. Amanhã, as atividades da Capital incluem um seminário internacional na Usina do Gasômetro, além de debates nos Armazéns 6 e 7 do Cais Mauá e na Assembleia Legislativa. O destaque da tarde é um evento reunindo os chefes de Estado, às 18h30, no Ginásio Gigantinho, com a presença do presidente Lula.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895