Geral

Campanha conscientiza sobre venda de bebidas alcoólicas

"Dia da Responsa" é realizado pela Ambev nos 20 principais países onde a empresa possui mercado

“O Dia da Responsa” foi promovido nesta quarta-feira em todo mundo pela Companhia de Bebidas das Américas (Ambev), a maior cervejeira da América Latina. A campanha é realizada há 10 anos nos 20 principais países onde a empresa possui mercado. O objetivo é conscientizar e orientar aos donos de bares, restaurantes, padarias e supermercados, onde há ponto de venda de cerveja da marca, para que não vendam bebidas alcoólicas aos menores de 18 anos.

Segundo o diretor da Regional Sul da Ambev, Felipe Szpigel, os 2 mil funcionários da empresa no Rio Grande do Sul saíram as ruas para visitar os estabelecimentos. “O objetivo é ampliar nosso mercado de vendas pelo mundo, mas para nós não interessa a venda de cerveja para menores ou incentivar o consumo excessivo”, salientou ele.

Este foi o primeiro ano em que a ação aconteceu no mesmo dia em todos os países, como Estados Unidos, China, Rússia e Canadá. Para reforçar a iniciativa junto aos proprietários dos bares e restaurantes, foram distribuídos cartazes pela equipe de vendas e pela diretoria da Ambev. O garoto propaganda da campanha é o jogador de futebol Cafu. O atleta aparece no papel de árbitro, com apito e cartão vermelho na mão e passa a seguinte mensagem: “A regra é clara: menor de idade não pode beber”.

O comerciante Airton Guilherme Diehl, dono de um bar em Novo Hamburgo, avaliou a ação como positiva. “Acho muito bacana esta preocupação da Ambev, pois não vejo quase campanhas orientando sobre um consumo consciente de cerveja como existem para o consumo do cigarro”, disse Diehl.

A companhia possui sede em todos os estados brasileiros e conta com 26 mil funcionários. No mundo, são 116 mil pessoas empregadas pela Ambev. No Rio Grande do Sul, 80 mil estabelecimentos comerciais recebem o fornecimento da bebida. Anualmente no País, segundo Szpigel, são consumidos 60 litros de cerveja por habitante. “Ao total, são 10 bilhões de litros por ano. O número representa apenas um terço do que é consumido em países de primeiro mundo, como a Bélgica”, observou ele.

Todos os funcionários da empresa receberam uma pulseira com frases alusivas ao consumo responsável para serem usadas como símbolo de engajamento ao “Dia da Responsa”. Além da visitação aos pontos de venda, a Ambev oficializará parceria com quatro ONGs - Casa do Zezinho, Unas, Cufa e Bola pra Frente -. O objetivo é desenvolver projetos de consumo responsável em comunidades de baixa renda.

O trabalho pretende evitar o uso abusivo do álcool e o consumo antes dos 18 anos de idade, especialmente entre jovens de 14 a 24 anos de baixa renda, às mães e também aos comerciantes destas localidades. Como parte da iniciativa, a Ambev também exibiu para os funcionários em todo o País um vídeo com mensagens do presidente da companhia, João Castro Neves, e do diretor de relações corporativas, Milton Seligman, entre outros gestores, pedindo o engajamento na causa.

Bookmark and Share