Campanha de coleta de televisões de tubo recolhe mais de 50 toneladas no RS

Campanha de coleta de televisões de tubo recolhe mais de 50 toneladas no RS

Mobilização se encerra nesta quarta-feira no Estado<br />

Henrique Massaro

Campanha de coleta de televisões recolheu mais de 50 toneladas no RS

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Como parte de implementação do sinal digital de televisão em 107 municípios gaúchos, a campanha de coleta de televisores e monitores de tubo recolheu mais de 53 toneladas de materiais, totalizando 3.131 itens. Ao todo, 38 Unidades de Destino Certo (ecopontos) foram distribuídas em 15 cidades. A mobilização termina oficialmente nesta quarta-feira, porém, alguns locais continuam recebendo os materiais. A recomendação é de que a população procure os seus departamentos municipais de limpeza urbana para saber a destinação correta.

A campanha de coleta teve três frentes, explicou Márcia Cavalcante, gerente regional da Seja Digital, responsável pela migração do sinal analógico para o digital. De acordo com ela, os aparelhos entregues em condições de receber o sinal digital foram repassados para famílias e instituições sociais. Outra frente foi a reutilização de peças e, por fim, a destinação correta do material para uma usina de triagem. Localizado em alvorada, o espaço é, segundo Márcia, certificado pelo Ministério do Meio Ambiente. “A destinação correta é fundamental, porque os televisores antigos, sobretudo os de tubo, tem gás e chumbo, que são poluentes”, comentou.

Os 38 ecopontos foram distribuídos na Região Metropolitana, na Serra, no Litoral e em Porto Alegre. “Para nossa surpresa positiva, a gente teve uma adesão muito grande de todas as cidades. As distribuições foram equilibradas tanto nos centros como nas comunidades mais periféricas”, afirmou a gerente regional.

Ainda segundo ela, os pontos da faixa litorânea serviram como espaços para receber aparelhos de diversas cidades devido ao grande número de veranistas de diferentes municípios durante o verão. O encerramento da campanha Seja Digital marca o fechamento de um ciclo dentro de uma grande mobilização que começou ainda no mês de setembro do ano passado, com a conscientização para que a comunidade se digitalizasse. O desligamento do sinal começou no dia 31 de janeiro e, até o 14 de março, a expectativa é de que se possa chegar a 100% da população digitalizada.

De acordo com o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), a parceria com a Seja Digital na Capital possibilitou a destinação adequada de um resíduo que não é recolhido pelas coletas regulares da cidade. Além disso, o material não é aceito em postos de entrega de eletrônicos por conter substâncias consideradas perigosas e com necessidade de descontaminação. O Departamento informou ainda que a partir desta quinta-feira não recebera mais estes equipamentos.

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