Canoas firma parceria para duas novas linhas de aeromóvel

Canoas firma parceria para duas novas linhas de aeromóvel

Contrato para estudos e projetos na Mathias Velho e Boqueirão será de seis meses

Correio do Povo

Canoas firma parceria para duas novas linhas de aeromóvel

publicidade

A Prefeitura de Canoas e a empresa Aeromóvel Brasil S.A., detentora da tecnologia do aeromóvel, celebraram nesta sexta-feira o contrato que prevê a realização de estudos e projetos para a construção das linhas 2 e 3 do aeromóvel do município. O acordo ainda institui o comitê gestor da obra. O prefeito de Canoas, Jairo Jorge, e o diretor do Grupo Coester, Marcus Coester, assinaram o contrato na Estação Salgado Filho da Trensurb, em anexo ao aeroporto de Porto Alegre.

De acordo com Coester, o aeromóvel se encaminha para atender aplicações urbanas de média capacidade. “Com o atual crescimento, ainda temos expectativas de atender aplicações urbanas de grande capacidade”, destacou. “Além de ser um transporte não poluente, o aeromóvel está sintonizado com os desafios do tempos atuais”, afirmou Jairo Jorge.

Com o valor do investimento estimado em cerca de R$ 8,9 milhões, o prazo de execução dos estudos e projetos é de seis meses. Entre as tarefas que serão executadas está a realização da especificação de modelo do sistema, o licenciamento ambiental do empreendimento, o projeto básico das estações e o orçamento da implantação. “A linha 2 ligará a Estação Mathias Velho ao bairro. Já a linha 3 ligará a avenida Boqueirão à região central da cidade, próxima à Praça do Avião”, explicou o prefeito.

A linha 1 do aeromóvel, que circulará no bairro Guajuviras, está com a licitação em fase final de elaboração. “A expectativa é de que as operações comecem em 2016, pelo menos em fase de testes”, revelou. Ele ainda ressaltou que 60 mil pessoas devem utilizar a linha 1 por dia. Já as linhas 2 e 3 devem transportar cerca de 110 mil pessoas por dia, totalizando cerca de 3 milhões de passageiros ao mês.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895