Geral

Capital recebe mutirão de cirurgias plásticas reparadoras nesta quarta

Previsão é de que sejam realizados 80 procedimentos

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) realizará pela primeira vez em Porto Alegre o mutirão de cirurgias plásticas reparadoras. A previsão é que 80 procedimentos sejam realizados, a partir das 8h desta quarta-feira, nos hospitais São Lucas, Cristo Redentor, Ernesto Dornelles e Santa Casa de Misericórdia. Os beneficiados foram selecionados em lista de espera. À exceção do São Lucas, onde serão realizadas cirurgias reparadoras pós-emagrecimento, os demais beneficiarão portadores de tumores de pele.

O diretor do Departamento de Assistência Social da SBCP e chefe do Serviço de Cirurgia Plástica do São Lucas, Pedro Martins, revelou que mais de mil pessoas foram beneficiadas pelos mutirões realizados, em 2010, no Rio de Janeiro, em São Paulo, Brasília e no Espírito Santo, além do Pará, onde o alvo foram pessoas que tiveram o couro cabeludo escalpelado pelo motor de embarcações.

Neste ano, além do Rio Grande do Sul, a SBCP realizará mutirões em Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Mato Grosso do Sul. “No final do ano, realizaremos, em todo o país, mais de 10 mil cirurgias plásticas reparadoras em apenas um dia”, frisou.

Na condições de coordenador nacional dos mutirões, Martins ressaltou que os procedimentos não têm custo para o Sistema Único de Saúde (SUS). “Realizamos a ação filantrópica com a intenção de atenuar o sofrimento de quem aguarda em lista de espera por um procedimento e também para mostrar à sociedade que a cirurgia plástica não exclusivamente uma mera assistência da vaidade”, observou. Lembrou que além da plástica estética existe a reparadora, que beneficia do recém-nascido ao idoso.

“É o procedimento ideal para reparar problemas da superfície corporal, dos pés à raiz dos cabelos”, enfatizou. Martins ressaltou que a cirurgia plástica reparadora é indicada em situações de pós-obesidade, de câncer de pele e para corrigir sequelas de acidentes de trânsito e do trabalho, traumatismos e queimaduras.
Martins lamentou que, no Brasil, haja um déficit por este tipo de procedimento. Segundo ele, somente no São Lucas há mais de uma centena de pacientes aguardando em lista de espera pela realização da cirurgia conveniada ao SUS. “Sabemos que o universo de pessoas a espera da plástica reparadora é enorme no país, mas não temos como quantificar”, assinalou. No Brasil, os cerca de 80 hospitais que possuem Serviço de Cirurgia Plástica credenciado para o ensino participarão do mutirão nacional. “Qualquer cirurgião pode se integrar à SBCP e realizar cirurgias gratuitamente”, disse.


Bookmark and Share