Carta-Testamento de Getúlio é furtada da Praça da Alfândega

Carta-Testamento de Getúlio é furtada da Praça da Alfândega

Guarda Municipal examina imagens de câmeras de segurança para tentar identificar criminosos

Samuel Vettori/ Rádio Guaíba

Carta-Testamento de Getúlio é furtada da Praça da Alfândega

publicidade

Pela segunda vez, foi furtada a placa de bronze reproduzindo a Carta-Testamento de Getúlio Vargas, fixada na Praça da Alfândega, no Centro de Porto Alegre. A suspeita é que a peça tenha sido levada na noite de domingo ou na madrugada de segunda-feira. A Secretaria Municipal da Cultura confirmou que não houve remoção programada para manutenção do objeto. Conforme o coordenador da Memória Cultural de Porto Alegre, a placa já havia sido levada em 1966, 11 anos depois de ter sido colocada no local. Em 1975, a peça foi substituída pela que sumiu agora.

O coordenador da Memória Cultural de Porto Alegre, Luiz Antônio Custódio, disse que ainda está sendo realizado o levantamento que mapeia o total de obras de arte ou informativas de fatos históricos. Ele ainda revelou que estão sendo criadas formas de obras conhecidas para substituí-las em caso de furto. Também lembrou que peças levadas foram substituídas por resina, sem o mesmo valor do metal.

A Guarda Municipal de Porto Alegre está analisando imagens das câmeras de videomonitoramento instaladas na praça para tentar identificar os responsáveis pelo crime. Ministério Público e Brigada Militar já foram comunicados do sumiço da homenagem.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895