Casa Civil recomenda que grevistas do Detran mantenham negociação com Pasta da Administração

Casa Civil recomenda que grevistas do Detran mantenham negociação com Pasta da Administração

Categoria pede reprosição de 26,75% e melhorias nas condições estrturais na aplicação de provas da CNH

Camila Diesel/Rádio Guaíba

Servidores do Detran estão em greve há um mês

publicidade

Servidores do Detran se reuniram, no início da tarde desta quarta-feira, com representantes da Casa Civil do Governo estadual. Conforme o presidente do Sindicato dos Servidores do Detran (Sindet), Maximilian Gomes, os trabalhadores foram orientados a voltar a negociar com a Secretaria de Modernização Administrativa. O grupo tenta, na sede da Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos (Smarh), agendar mais um encontro com o secretário Raffaele Di Cameli.

Conforme Gomes, em um mês de greve, já deixaram de ser aplicados 40 mil exames, entre práticos e teóricos, da carteira de motorista. Já o Detran garante que o total de testes prejudicados fica em 20 mil. A paralisação deve seguir por tempo indeterminado, esperando o avanço das negociações junto ao governo. O Palácio Piratini também se mostra intransigente e, nessa terça-feira, classificou a mobilização como “injusta e inoportuna”.

A categoria pede reposição de 26,75%, referente à inflação de julho de 2012 a maio de 2016, além de promoções e melhorias nas condições estruturais para a aplicação de provas práticas da CNH. Enquanto o Executivo sustenta que a greve desconsidera a situação financeira do Estado, os trabalhadores dizem estar propondo a ampliação de receita da autarquia.

Os servidores elaboraram uma série de intenções, como reciclagem de veículos em depósitos, conectividade com credenciados, redução de contratos emergenciais, limitação de prazos para procurações de transferências e cobrança da dívida ativa da autarquia. Pelas projeções, as medidas podem incrementar a receita do Detran em até R$ 555 milhões por ano.

Nessa manhã, os grevistas voltaram a protestar, na Praça da Matriz, em frente ao Palácio Piratini.

Nova sala de exames é inaugurada

Uma sala nova para exames teóricos de habilitação do Detran entrou em funcionamento, nesta quarta-feira. Localizada no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), a sala permanecia bloqueada pelo movimento grevista desde o dia 29. As instalações conseguem comportar até 336 provas por dia. Quatro turmas já realizaram exames.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895