Catamarã da Zona Sul deve começar a operar nesta quarta

Catamarã da Zona Sul deve começar a operar nesta quarta

Metroplan e EPTC vão liberar transporte hidroviário à tarde

Correio do Povo

Catamarã da Zona Sul deve começar a operar nesta quarta

publicidade

O catamarã da Zona Sul de Porto Alegre deve começar a operar na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal. A solicitação foi feita pelo superintendente da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), Oscar Escher, e pelo diretor presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vandelei Cappellari, em reunião na Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (AGERG) nesta terça-feira. 

Na manhã desta quarta, no entanto, deve ocorrer uma sessão extraordinária na AGERGS, quando dos cinco conselheiros, quatro devem apreciar as minutas elaboradas pelos representantes dos departamentos jurídicos das três entidades. Para buscar soluções aos entraves jurídicos para a rota metropolitana que desde 2012 tinha sido planejada para ser integrada com a Capital, a ordem de serviço foi adaptada ao urbano, além do metropolitano, e a prefeitura de Porto Alegre teve que assinar um convênio com a agência por 12 meses: período da validade do serviço que vai funcionar em caráter experimental.

O superintendente da Metroplan destacou a obrigação dos governos em entregar o serviço à comunidade que espera há três anos pelo transporte hidroviário urbano integrado com o metropolitano. O diretor presidente da EPTC reforçou que a experiência será a base para que a integração se extenda também ao modal rodoviário.

A ordem de serviço para o início da operação já foi dada pela Metroplan que liberou, inclusive, os horários do transporte de Guaíba, Zona Sul e o Centro da Cidade. A tarifa metropolitana será de R$ 7,35 e a urbana de R$ 5,50.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895