Catamarã tem mais cinco horários no píer da zona Sul

Catamarã tem mais cinco horários no píer da zona Sul

Somente no final de semana foram transportadas 11 mil pessoas

Karina Reif

Catamarã tem mais cinco horários no píer da zona Sul

publicidade

Desde esta sexta-feira os passageiros que utilizam o Catamarã contam com mais cinco horários no píer do BarraShoppingSul, em Porto Alegre. No total, são 11 viagens do Centro para a zona Sul e 12 de Guaíba para a região. A demanda fez com que a empresa que opera o serviço, a CatSul, alterasse a tabela com mais opções para os clientes. Segundo o diretor de operações, Carlos Bernaud, o movimento demonstra a viabilidade do transporte hidroviário na Capital. “Neste último fim de semana, transportamos 11 mil pessoas, que passaram pelo Barra. Nos primeiros dias do ano, foram 10 mil”, afirmou.

Os usuários aprovaram tanto o serviço, como o incremento nos horários. Hoje a técnica em enfermagem Olga Silveira, 62 anos, se deslocou pela primeira vez de Catamarã para ir ao trabalho na zona Sul de Porto Alegre. Moradora de Guaíba, ela utilizava ônibus intermunicipal. “Levava mais tempo. Agora posso descansar e vir mais rápido. Sem contar que o Catamarã me deixa mais perto”, declarou.

O funcionário público Sílvio Uranga 59 anos, se livrou do estresse do trânsito. Confortável nas poltronas do Catamarã e apreciando a vista do Guaíba, ele não precisa mais enfrentar congestionamento e buzinadas no trajeto que fazia todos os dias para ir ao trabalho. Ele é morador de Guaíba e levava quase duas horas para se deslocar de casa para a Capital e da Capital para casa. “Tinha que esperar a ponte baixar. Sempre aquela tranqueira. O Catamarã é uma maravilha. Estou apaixonado. Até minha mulher fica com ciumes”, brincou.

A operação no Píer BarraShoppingSul começou em dezembro e superou as expectativas. O valor fixo das passagens é de R$ 7,35 entre as cidades de Guaíba e Porto Alegre (independente do ponto de saída ou chegada em Porto Alegre) e R$ 5,00 entre as duas paradas de Porto Alegre (Centro e Barra Shopping Sul).

Sujeira na orla

A bela paisagem observada por quem viaja de Catamarã só é atrapalhada pelo lixo que se acumula na orla. Garrafas pet, sapatos e até uma mala estão às margens do Guaíba próximo ao Píer BarraShoppingSul, em Porto Alegre. O mau cheiro também é motivo de reclamação dos usuários. “Eu acho horrível. Não suporto esta sujeira. Outro dia fui tirar uma foto linda do pôr-do-sol e em seguida vi esse lixo todo”, contou a vendedora Jéssica Stfenon, 23 anos. Ela trabalha no shopping e passou a utilizar o Catamarã de Guaíba a Porto Alegre todos os dias. O serviço facilitou o seu dia a dia e trouxe mais qualidade de vida. “É muito prático”, disse.

Um aposentado de 62 anos, que não quis se identificar, protocolou reclamação na prefeitura de Porto Alegre e também na CatSul, que opera o Catamarã. “Há entre pedras e a areia acúmulo de sacolas plásticas, vidros, caixas, tornando o visual desagradável para quem necessita utilizar o terminal”, afirmou. Ele fez viagem até Guaíba para conhecer o serviço e fazer um passeio, mas ficou horrorizado com a falta de cuidado com a paisagem do local.

Nesta manhã, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) informou que foi ao local para remover os resíduos. O órgão informou que mantém equipe fixa de limpeza na orla. A seção responsável informou que os materiais são trazidos para a margem, especialmente quando chove e o nível do Guaíba se eleva. ?

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895