Centro de Porto Alegre terá teste rápido no Dia de Luta contra a Aids

Centro de Porto Alegre terá teste rápido no Dia de Luta contra a Aids

Consultórios serão montados na Praça da Alfândega, Paço Municipal e Esquina Democrática

Bibiana Borba / Rádio Guaíba

publicidade

Testes rápidos para detectar o vírus HIV serão oferecidos à população de Porto Alegre em três pontos do Centro Histórico, nesta terça-feira: Praça da Alfândega, Paço Municipal e Esquina Democrática. A ação abre uma nova campanha da Prefeitura no Dia Mundial de Luta contra a Aids (1º de dezembro).

O boletim epidemiológico sobre a situação da doença no Rio Grande do Sul, divulgado na última sexta-feira, reafirmou que o Estado mantém a maior taxa de detecção do vírus no Brasil. Porto Alegre é a cidade brasileira com maior número de casos registrados desde 2009.

Também serão feitos exames para diagnosticar outras doenças sexualmente transmissíveis, como hepatite C e sífilis. Sete consultórios estarão montados nos locais durante a terça-feira, das 9h às 18h, com cerimônia de lançamento prevista para as 10h, no estande da Praça da Alfândega. A campanha também ganha reforço no Hospital Conceição, na zona Norte da Capital. Em qualquer período do ano, o procedimento pode ser feito pela rede pública de saúde.

A campanha "Uma luta de todos" também vai lançar cartazes em ônibus da frota municipal e postos de saúde. Vídeos com depoimentos de pacientes serão divulgados através das redes sociais da Prefeitura. Conforme as autoridades, a incidência da doença diminuiu um pouco na Capital, mas a média é de detecção de 1,25 mil novos casos por ano.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895