Centro Obstétrico do GHC é renovado

Centro Obstétrico do GHC é renovado

Unidade contará com a instalação de salas PPP (pré-parto, parto e pós-parto)

Correio do Povo

Unidade contará com a instalação de salas PPP (pré-parto, parto e pós-parto)

publicidade

A solenidade de inauguração do Centro Obstétrico do Hospital Conceição ocorre nesta segunda-feira com a presença da diretoria do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), profissionais de saúde e autoridades. Na ocasião, também serão celebrados os 51 anos de atividade da Maternidade. Visando à qualificação do cuidado, o antigo Centro Obstétrico iniciou a reforma em 2016, com atendimento permanente durante a realização das obras e benfeitorias.

A reformulação do processo de atendimento das gestantes e bebês foi realizada com o objetivo de adequar os ambientes às mudanças no modelo de atenção previstas pela Rede Cegonha, do Ministério da Saúde. Com a reestruturação, o novo Centro Obstétrico (CO) contará com a instalação de salas PPP (pré-parto, parto e pós-parto) que oportunizam privacidade e conforto à mulher e seus familiares, além de melhores condições de trabalho para os profissionais. O CO já conta com salas individualizadas e banheiro e espaço para a deambulação. “Teremos o atendimento qualificado e humanizado com uma assistência baseada em evidências científicas”, ressaltou a coordenadora da Linha de Cuidado Mãe-Bebê do Hospital Conceição, enfermeira Lisete Ambrosi.

O trabalho integrado das equipes das áreas médica e de enfermagem da Linha de Cuidado Mãe-Bebê do Hospital Conceição vai propiciar a implementação das boas práticas assistenciais, como a promoção do parto fisiológico, manejo não farmacológico do trabalho de parto, posições de escolha da mulher para o parto, contato pele a pele entre mãe e bebê imediato e contínuo após o nascimento e o incentivo à amamentação na primeira hora de vida. Também permite que a mãe, o bebê e o acompanhante permaneçam juntos após o nascimento.

Conforme destaca o coordenador da Linha de Cuidado Mãe-Bebê, Cláudio Campello, é a primeira vez nos 50 anos de existência da maternidade que uma reforma como essa foi realizada no local. “A reforma foi necessária para atender melhor às usuárias”, afirmou. Campello lembrou também que a realização desse trabalho foi organizada e pactuada com os gestores da Saúde. Com a obra concluída, o Centro Obstétrico do Hospital Conceição voltará a atender normalmente, realizando cerca de 385 partos por mês e aproximadamente 4 mil por ano.

Conforme informações da engenheira Isar Perelman Rosenberg, gerente de Engenharia e Patrimônio do GHC, o novo CO terá em área 1.117,69m², com duas salas de parto cirúrgico/cesárea, uma sala de curetagem, uma sala de recuperação com quatro leitos, seis quartos PPP (pré-parto/parto/pós-parto), uma sala com equipamento de ultra-sonografia, uma sala com seis leitos para pré-parto de alto risco e com áreas de apoio que são obrigatórias pela RDC. A obra foi executada em 12 meses e custou R$ 4,1 milhões.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895