Geral

Cerca de 300 moradores da Prainha de Paquetá estão ilhados em Canoas

Rio dos Sinos está 1,7 metro acima do nível normal

Moradores enfrentam dificuldades para sair da praia
Moradores enfrentam dificuldades para sair da praia Foto : Pedro Revillion
Os cerca de 300 moradores da Prainha de Paquetá, em Canoas, estão ilhados devido ao aumento do volume de água do Rio dos Sinos. O nível está 1,7 metro acima do normal, quando geralmente ultrapassa apenas 40 centímetros nesta época do ano. Segundo o coordenador da Defesa Civil local, Mauro Guedes, o problema ocorre em consequência da elevação do Rio Jacuí, que está subindo 10 centímetros por hora, em razão do acúmulo de chuva.

Guedes informou que, se o ritmo continuar assim, as 59 famílias precisarão ser removidas de barco. Ele disse que os coletivos enfrentam dificuldades para ingressar no local.

A Equipe de Saúde da Família, composta por uma médica, uma enfermeira, uma auxiliar de enfermagem, uma agente comunitária e uma acadêmica de medicina, não conseguiu chegar por terra ao local para fazer o atendimento mensal da comunidade. O grupo contou com ajuda do pescador Almir Lopes, 48 anos, que as levou de barco para a prainha nesta manhã.

Eldorado do Sul

Em Eldorado do Sul, o representante da Defesa Civil, Sérgio Munhoz, informou que o órgão está monitorando o aumento do Jacuí. Os maiores problemas por causa da chuva costumam ocorrer nos bairros Vila da Paz, Cidade Verde, Chácara e Picada. Ele disse que se o rio continuar subindo 10 centímetros por hora, é possível que as águas invadam as regiões ribeirinhas. 
 

Bookmark and Share