Geral

Cerca de 80 mil veículos devem passar pela freeway no final de semana

Acostamento poderá ser utilizado caso haja muito movimento <br />

Cerca de 80 mil veículos devem passar pela freeway neste final de semana
Cerca de 80 mil veículos devem passar pela freeway neste final de semana Foto : Guilherme Testa / CP Memória
Pelo menos 80 mil veículos devem passar pela BR 290, a freeway, neste início de final de semana em direção ao Litoral Norte gaúcho e praias catarinenses, estima a concessionária que administra a rodovia, Triunfo Concepa. Para a sexta-feira, estão previstos 42 mil veículos e outros 38 mil no sábado. Para evitar congestionamentos, a concessionária indica que os motoristas viajem na até às 16h de sexta, ou a partir do meio-dia no sábado. 

Tanto na ida quanto na volta do litoral, a Concepa poderá, em ação conjunta com a Polícia Rodoviária Federal, liberar o acostamento como faixa adicional. No sentido Capital-praias, a liberação pode ocorrer entre os quilômetros 75 e 60, em Gravataí. Já na volta a Porto Alegre, o uso do acostamento vai do km 1,5, em Osório, até o km 26, em Santo Antônio da Patrulha. Para saber se o acostamento está ou não liberado para o tráfego, os motoristas devem ficar atentos aos painéis com sinais luminosos piscantes, com a velocidade máxima permitida de 70 km/h

Os 19 quilômetros da quarta faixa, entre Porto Alegre e Gravataí, já estão liberados para o tráfego, bem como as obras complementares: o viaduto na chegada à Capital junto à rua João Moreira Maciel, as duas alças no trevo da Freeway com a ERS 118 e a recuperação da pavimentação na região da av. Ernesto Neugebauer, no bairro Humaitá. Todo o trecho está iluminado.