Cercamento eletrônico contará com 30 câmeras em parques de Porto Alegre

Cercamento eletrônico contará com 30 câmeras em parques de Porto Alegre

Monitoramento da Redenção e do Marinha do Brasil será feito pela Guarda Municipal

Cláudio Isaías

Cercamento eletrônico garante 30 câmeras para parques de Porto Alegre

publicidade

Os parques Farroupilha (Redenção) e Marinha do Brasil ganharão videomonitoramento nos próximos quatro meses com instalação de 30 câmeras em Porto Alegre. Os equipamentos estarão em funcionamento a partir de dezembro. O projeto de cercamento eletrônico das duas áreas de lazer prevê a colocação de 21 câmeras na Redenção e nove no Marinha do Brasil. O anúncio foi feito nesta quarta-feira pelo secretário municipal de Segurança, Juarez Fraga, e pelo diretor-presidente da Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre (Procempa), Mário Teza, durante a assinatura do termo de execução do projeto de cercamento eletrônico dos parques.

Segundo Fraga, os equipamentos vão cobrir todos os 37,51 hectares da Redenção e os 70,70 hectares do Marinha do Brasil. “As câmeras de vídeo vão ajudar muito na segurança dos dois parques e na elucidação dos furtos ocorridos nas duas áreas de lazer”, explicou. Conforme o secretário municipal de Segurança, os pontos de colocação dos equipamentos foram elaborados em conjunto pela Guarda Municipal de Porto Alegre e pela Brigada Militar. “Nos pontos mapeados pela área da segurança, acontece o furto de descuido em que o cidadão circula em locais com pouca presença de frequentadores”, explicou.

Teza relatou que as obras estruturais terão início em até cinco dias. Os serviços de instalação elétrica, de cabeamento e de fibra ótica, além da colocação de postes serão realizados pela Procempa, até que as empresas vencedoras do pregão entreguem os equipamentos licitados, o que poderá ocorrer em até 75 dias. Conforme Teza, a Guarda Municipal ficará responsável pelo monitoramento das câmeras tanto na sua central, na avenida Padre Cacique, quanto no Centro Integrado de Comando (Ceic), na rua João Neves da Fontoura.

As 21 câmeras de videomonitoramento no Parque Farroupilha e as nove no Parque Marinha do Brasil foram obtidas através de um financiamento feito pela prefeitura junto ao Badesul. O valor é de R$ 1,7 milhão. O Parque da Redenção possui hoje cinco câmeras de videomonitoramento e o Marinha do Brasil conta com seis equipamentos.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895