O secretário acrescentou que a Defesa Civil vai se fortalecer e passar a compor o gabinete da governadora. Segundo Luçardo, o governo não vê necessidade do uso do Sistema de Consultas Integradas da Segurança Pública pela Casa Militar. Apesar disso, o sistema deve seguir sendo usado pela Brigada Militar.
No início da tarde, Yeda designou uma comissão para operar a reestruturação. O grupo é formado pelo próprio Luçardo; pela secretária-geral de governo, Ana Pellini; pelo chefe da Casa Civil, Bercílio Silva; pelo comandante-Geral da Brigada Militar, João Carlos Trindade, e pelo chefe de gabinete da governadora, Tiago Lorenzon.
A Casa Militar do governo do Estado se tornou pivô de um escândalo político em pleno período de campanha depois que o Ministério Pùblico apurou que um sargento lotado no órgão acessou mais de 95 mil vezes os dados do Sistema de Consultas Integradas da Segurança Pública, por motivos ainda não esclarecidos.