Geral

Chega a 100 o número de municípios atingidos pela chuva no Rio Grande do Sul

Sobe para 44 as cidades que decretaram situação de emergência no Estado

Rio Caí, que tem nível de alerta em 7 metros, chegou a 10,39 metros
Rio Caí, que tem nível de alerta em 7 metros, chegou a 10,39 metros Foto : Stephany Sander / Especial CP
A Defesa Civil anunciou nesta sexta-feira pela manhã que 100 municípios do Rio Grande do Sul foram atingidos pelas chuvas dos últimos dias. Entre eles, três decretaram situação de emergência entre o final da quinta-feira e a manhã de hoje. São eles, Maquiné, Sinimbu e Terra de Areia. Com isso, 44 cidades gaúchas pediram ajuda federal para se recuperar dos estragos.

Segundo o boletim, o número de famílias desalojadas subiu para 681, o que significa cerca de 2.977 pessoas. Já as famílias desabrigas chegam a 262, totalizando 1.156 pessoas. O maior número de famílias desabrigadas, 170, está em São Jerônimo. Itaqui registra 130.

A Defesa Civil informa que o nível máximo do rio Uruguai foi registrado em São Borja com 13,94 metros, sendo que o nível de alerta é 11,50 metros. O rio do Sinos chegou a 5,60 metros, que tem aviso de transbordo de 5 metros. Já o Caí chegou a 10,39 metros e tem alerta com 7 metros.

As Coordenadorias Regionais trabalham para vistoriais áreas que ainda podem decretar situação de emergência. Qualquer informação ou pedido de auxilio podem nos ser encaminhados através do telefone 199.