Chega a 46 o número de mortes por coronavírus no Brasil
capa

Chega a 46 o número de mortes por coronavírus no Brasil

Ao todo, são 2,2 mil diagnósticos confirmados de Covid-19 em todo o território nacional

Por
R7

publicidade

O balanço mais recente da Covid-19 no país, divulgado pelo Ministério da Saúde na tarde desta terça-feira, contabiliza 46 mortes relacionadas ao novo coronavírus. Além disso, o país tem 2.210 casos confirmados da doença. Nas últimas 24 horas, foram notificados ao Ministério da Saúde 310 novos casos e 12 novas mortes. 

O estado de São Paulo reúne o maior número de casos, com 810 pacientes com testes positivos ao vírus e 40 mortes. Em seguida, aparece o Rio de Janeiro, com 305 confirmações e seis óbitos. O Ceará tem 182 pessoas com diagnóstico confirmado de covid-19; o Distrito Federal, 160; e Minas Gerais, 130. 

Hoje faz exatamente quatro semanas desde que foi confirmado o primeiro caso de covid-19 no país, e uma semana desde a primeira morte pela doença. 

Na última sexta-feira, o Ministério da Saúde informou que existe transmissão comunitária do vírus em todo o país. Todas as unidades da federação têm casos confirmados da doença. São Paulo, estado com maior número de diagnósticos confirmados de infecção por coronavírus, tinha, até essa segunda-feira, 70 pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), informou mais cedo o secretário estadual da Saúde, José Henrique Germann. 

Ampliação de testes

Ainda em entrevista coletiva na tarde desta terça-feira, o Ministério da Saúde anunciou que irá ampliar o número de testes feitos para tentar frear a transmissão do Coronavírus no país. A aplicação dos testes será feita, em primeiro momento, nos profissionais de saúde, segurança e casos mais graves da Covid-19. 

O Governo Federal garantiu a aquisição de mais de 2 milhões de testes adquiridos da China. Confirmou também a doação por parte da Petrobras de mais 600 mil testes. Ainda segundo o Ministério da Saúde, empresas privadas devem fazer ajustes de suas máquinas para utilização e adaptação em testes do coronavírus.

Conforme a recomendação da OMS, o Brasil deverá testar mais pessoas a partir dos próximos dias. Por isso, a importância dos novos testes que devem chegar ao país nos próximos dias. A ideia de contenção dos surtos deverá partir das cidades com populações acima de 500 mil pessoas, segundo o Ministério.

O Governo também forneceu os dados por Estado. Na região Sul, há maior número de casos em Santa Catarina: são 107. No Rio Grande do Sul, são 98 casos. Ainda não há registro de óbitos nesta região do país.

O @minsaude atualiza a situação do #coronavírus no Brasil